Um motociclista de 53 anos morreu ao cair em uma cratera deixada pela queda de uma ponte entre as localidades de Arroz de Salu e Arroz de Cima, em Formosa do Rio Preto, na Bahia. A ponte, que desmoronou em fevereiro devido a fortes chuvas, ainda não recebeu manutenção após dez meses, o que pode ter contribuído para no trágico acidente. O local também não conta com sinalização sobre a interrupção da via.
De acordo com um primo da vítima, o homem não era residente da localidade; ele estava apenas visitando parentes. Ele deixou a casa de um deles após a meia-noite e se dirigia à sua residência. Identificado como Jaciro, faria 54 anos no próximo dia 28. O corpo foi encontrado somente por volta das 9h da manhã desta segunda-feira (4), horas após o acidente. Informações também do local, indicam que o capacete saltou da cabeça do motociclista no impacto com a parte do concreto da ponte.
Moradores da localidade, a cerca de 10 km do centro de Formosa do Rio Preto, expressaram indignação com a situação, alegando que a falta de manutenção da ponte já havia sido comunicada à administração pública local, sem que qualquer providência fosse tomada.
Revolta da comunidade e cobrança por providências
Uma moradora informou que um pedido havia sido feito pela comunidade, porém, segundo relatos locais, a administração de Manoel Afonso (PSD) não tomou as medidas necessárias para resolver o problema. Em outras partes do município, pontes também estão em condições precárias, o que agrava o sentimento de abandono entre os moradores.
Recentemente, o Governo da Bahia anunciou a reconstrução de uma ponte no povoado de São Marcelo, mas os habitantes temem que a espera por obras estaduais possa ser longa, principalmente em localidades mais afastadas, como a Aldeia, onde a infraestrutura de outra ponte, também necessita de melhorias urgentes.
Atuação das autoridades
A Polícia Militar e um agente da Polícia Civil estiveram presentes no local, acompanhando a ocorrência. Acionado, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras deve realizar perícia e remover o corpo para o Instituto Médico Legal (IML). Uma ambulância do Samu também esteve no local, mas a vítima não tinha mais os sinais vitais.
Ainda não há informações sobre o velório ou sepultamento. Até o fechamento desta nota, a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, não havia se manifestado.