O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo de “perigo potencial” para chuva intensa em 16 cidades do Oeste da Bahia. O aviso iniciou às 10h desta segunda-feira (4) e se estende até as 10h de terça-feira (5). A previsão indica precipitações de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia. Além disso, os ventos podem alcançar velocidades entre 40 e 60 km/h, representando baixo risco de alagamentos, quedas de galhos, interrupções de energia e descargas elétricas.
LEIA TAMBÉM:
O alerta inclui cidades como Formosa do Rio Preto, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Santa Rita de Cássia. Com a previsão de chuva intensa, é importante que os moradores das áreas adotem medidas preventivas de segurança para evitar acidente pessoal e proteger suas residências.
Instruções de segurança
O Inmet orienta a população sobre alguns cuidados importantes durante o período de alerta:
- Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores para reduzir o risco de quedas e descargas elétricas.
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem ser afetadas pelos ventos fortes.
- Evite utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada para prevenir danos em caso de raios.
Para emergências, é possível obter informações adicionais junto à Defesa Civil, pelo número 199, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193, onde houver.
Além da Bahia, a chuva deve atingir outros estados brasileiros, com maior incidência no Norte de São Paulo, Leste de Minas, Goias, Tocantins e regões do Mato Grosso e Mato Grosso Sul. Por la, há alerta laranja, com grau de perigo mais elevado, com até 100mm em 24 horas. Ainda conforme o instituto, os ventos podem variar entre 60 e 100 km por hora.
Leia mais notícias em Portal do Cerrado