A feira livre de Formosa e a ideia de coletividade e afetividade de um povo

Na sua terceira edição, desde que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais resolveu estabelecer a feira livre na Av. Bahia, em frente a sua sede,  aconteceu ontem em novo endereço, na Praça Nilo Gonçalves (Seu Nilo), desta vez com organização muito bem elaborada da Prefeitura Municipal, via Secretaria de Agricultura e Secretaria de Infraestrutura, e com apoio do Sindicado, a feira livre de Formosa do Rio Preto  tomou proporções de grandiosidade e sucesso.

As barracas de feira cedidas pela Secretaria Estadual do Trabalho Emprego e Renda – SETRE, numa articulação da Superintendência da Secretaria de Assistência Social, através da Sesol  – Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo –  que esteve por duas vezes em Formosa do Rio Preto quando da realização da Oficina Territorial da Bacia do Rio Grande (em 2017 e maio de 2018) deu a característica adequada compondo o cenário de feira pública organizada. 

Identificada como necessária para a comercialização dos produtos do pequeno agricultor, para pequenos empresários e empreendedores do município, o que se viu ontem para além do comercio em si, foram os reencontros de velhos amigos e sobretudo a ideia de coletividade.

A feira também contou com apresentação musical e  rodas de capoeira.

Estabelece-se ai um grande exemplo

Clique na foto e veja a galeria:

 

 

AgriculturaFeira da Agricultura Familiar
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Fatima Nogueira

    Está dando certo, sim, apesar de ainda está na etapa de organização. E com certeza as próximas ações do Governo Municipal, de parcerias com associações e produtores instalados no município será imprescindível, assim como a promoção de uma audiência com os agricultores/produtores, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, para que se abra espaço também aos trabalhadores que vivem da produção e comercialização de peixes, aves, derivados do leite, artesãos e etc.
    Isso é fundamental para a comunidade adquirir hábitos de compra e consumo dos produtos oriundos dos sítios, chácaras da nossa região, Formosa.

    Construindo essa parceria e viabilizando essa troca de informações gerarão forças e benefícios para a população, além de mais ocupação, emprego, bem como uma maior geração de renda.

    Fortalecer a economia local são garantias de desenvolvimento para o município

    Atentem-se também a alguns procedimentos na organização e disposição dos espaços, assim como a criação de uma minuta especificando o regimento interno que estabeleça regras para os participantes, onde irão debater em reuniões e ser aprovado pelos membros e expositores. Trabalhado esses trâmites pela gestão registra-se então os termos de adesão a todos os interessados. Ao liberar esses alvarás pode ser também ofertado um treinamento conduzido pela Secretaria de Vigilância Sanitária, onde darão aulas de higiene e manuseio dos produtos.

    Nós, a população queremos que dê seguimento com força total, benefícios na saúde e bem estar à nós consumidores, assim como para o produtor rural.