Abapa promove capacitação com apresentação de novas tecnologias fitossanitárias

Abapa promove capacitação com apresentação de novas tecnologias fitossanitárias
Foto: Divulgação

Na última semana, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu o curso de Boas Práticas e Novas Tecnologias Fitossanitárias com ênfase em pulverizadores terrestres, para uma turma de 45 alunos no Centro de Treinamento e Tecnologia, em Luís Eduardo Magalhães. O curso foi destinado aos profissionais do setor agrícola e aberto para a comunidade.

Participaram gestores de fazendas a operadores diretamente envolvidos com a aplicação, que tiveram acesso a um dia de aula teórica e prática, com apresentação de conteúdos sobre eletrônica e sensores em pulverização terrestres.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

“O nosso principal objetivo foi apresentar as novas tecnologias do mercado. Mostramos as tecnologias de aplicação pulsada e as de aplicação por sensores, que podem ser usadas junto ao programa da Abapa, onde temos que controlar todas as plantas remanescentes depois da safra para que ela não fique ali como uma planta hospedeira de pragas e doenças, até que chegue a nova safra”, explicou o professor e doutor Henrique Campos.

Dentro do contexto, Henrique explica ainda que a pulverização pulsada é um novo sistema disponível no mercado para que não aconteça pressões de oscilações ao longo da pulverização e está diretamente ligado com a qualidade da aplicação, sendo usado também para mitigar parte da pulverização que pode não atingir o alvo e contaminar a área do vizinho, áreas de preservação permanente e de povoamento urbano, por exemplo.

Foto: Reprodução

Já os sensores, detectam as plantas em tempo real e ao mesmo tempo pulverizam apenas a planta que escolhida para ser controlada, como o controle da planta de algodão remanescente após a cultura no meio de outras plantas daninhas. A capacitação foi realizada em parceria com a Sabri Sabedoria Agrícola e Savefarm Pulverização Seletiva.

Reprodução
About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários