Foto: Darlan Alves | Portal do Cerrado
A Justiça da Bahia analisa um pedido de anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto para o biênio 2025/2026. A ação foi protocolada por um eleitor que questiona a legalidade da reeleição do vereador Hermínio Cordeiro dos Reis para o cargo de presidente da Casa Legislativa, pela terceira vez consecutiva.
RELACIONADAS:
Segundo o autor da ação, Hermínio já teria exercido o mesmo cargo nos biênios 2021/2022 e 2023/2024. A nova reeleição, em janeiro deste ano, violaria, portanto, o artigo 33 da Lei Orgânica do Município e o artigo 21 do Regimento Interno da Câmara, que permitem apenas uma recondução consecutiva ao mesmo cargo.
No processo, os advogados ainda destacam o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), firmado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 6.524. A decisão proíbe mais de uma reeleição consecutiva para o mesmo cargo em mesas diretoras de parlamentos no país, inclusive em câmaras municipais.
O juiz responsável determinou prazo de cinco dias para que Hermínio se manifeste, além de solicitar posicionamento do Ministério Público antes de decidir sobre o pedido de afastamento do vereador. A decisão liminar ainda não foi apreciada, o que pode acontecer nas próximas horas ou no próximos dias. Fontes indicam que o presidente foi citado na semana passada, mas o caso começou ganhar os holofotes dos formosenses nesta segunda (19).
A ação também pede que, caso a eleição seja considerada nula, a Câmara Municipal realize novo pleito para escolha da Mesa Diretora e que Hermínio devolva eventuais valores recebidos indevidamente durante o exercício do cargo.
Siga o Portal do Cerrado no Google Notícias
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
This website uses cookies.