

ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, lidera todos os cenários na disputa pelo governo da Bahia em 2026, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (24). O ex-prefeito de Salvador tem 17,5% das intenções de voto na pesquisa espontânea e chega a 56,4% em cenários estimulados.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, onde os eleitores indicam seus candidatos sem opções pré-definidas, ACM Neto aparece com 17,5% das intenções de voto. Jerônimo Rodrigues (PT) tem 9,1%, enquanto Rui Costa (PT) registra 1,5%. Outros nomes citados foram Bruno Reis (0,7%), João Roma (0,4%) e Kléber Rosa (0,1%). Um total de 64,7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
Cenários estimulados
Quando os candidatos são apresentados aos eleitores, ACM Neto amplia sua vantagem. Em um primeiro cenário estimulado, ele soma 52% das intenções de voto, seguido por Jerônimo Rodrigues com 27,4%, João Roma com 8,1% e Kléber Rosa com 1,5%. Nesse recorte, 4,1% dos eleitores não souberam ou decidiram não opinar.
No segundo cenário estimulado, ACM Neto lidera com 56,4%, contra 30% de Jerônimo Rodrigues e 1,7% de Kléber Rosa. Outros 4,3% dos eleitores não souberam ou não opinaram.
Disputa contra Rui Costa
Caso o embate fosse entre ACM Neto e Rui Costa, o ex-prefeito de Salvador teria 51,5% dos votos, contra 27,4% do petista. João Roma aparece com 7,7%, e Kléber Rosa, com 1,4%. O percentual de indecisos ou que não opinaram nesse cenário foi de 4,9%.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado