Adolescente é transferida em UTI aérea para Vitória da Conquista

Uma adolescente de 12 anos foi transferida do HMALS – Hospital Municipal Dr.º Altino Lemos Santiago em Formosa do Rio Preto, na Bahia, em uma UTI aérea cedida pelo estado para um hospital em Vitória da Conquista, na região o Sudoeste, após agravamento de seu quadro de saúde. A transferência ocorreu no sábado (26), mas somente nesta segunda a assessoria de comunicação publicou a informação.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Equipe do Hospital Municipal Drº. Altino Lemos Santiago que cuidou da transferência da adolescente para Vitória da Conquista – Foto: Divulgação HMALS

A adolescente foi admitida na terça-feira (22) no HMALS, com diagnóstico inicial de asma bronquial e broncopneumonia. Conforme a equipe médica, mesmo com o tratamento, o quadro dela se agravou, necessitando de tratamento intensivo.

“De acordo com a família a menina possui um histórico em que desde os dois anos de idade apresenta problemas respiratórios. Ao chegar no HMALs nossa equipe deu todo suporte. Porém, devido ao agravamento do quadro solicitamos para Central de Regulação a transferência aérea imediata para uma unidade de alta complexidade. A vaga surgiu na madrugada do sábado (26), para Vitória da Conquista”,

informou a diretora administrativa do HMALs – Edna Cristina Corado Pinto.

Também nesta segunda-feira (28), o Portal do Cerrado, apurou que a adolescente teve uma melhora significativa.

O aeroporto de Formosa do Rio Preto, estava interditado pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil desde 30 de setembro de 2022 (leia aqui). Em fevereiro de 2023, o Portal do Cerrado fez uma publicação sobre a interdição e pediu posicionamento da Seinfra – Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, que dez dias depois enviou um técnico para vistoria. (leia aqui).

Ainda assim, em nota, a prefeitura de Formosa do Rio Preto disse que “como parte das ações da Prefeitura para reabertura do aeródromo, foi solicitado ao Governo do Estado em março a recuperação da pista, além de outras melhorias.”

Em 4 de agosto, o estado também cedeu UTI Aérea para transferência de um recém-nascido, para unidade neonatal do Hospital Carmela Dutra em Bom Jesus da Lapa.

A bebê nasceu de parto natural e sem intercorrências em Formosa do Rio Preto. Porém, devido ao baixo peso (1.886 kg) permaneceu internada para acompanhamento. Durante esse período, a criança teve quadro diagnosticado com icterícia neonatal.

cidade
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Deixa quieto

    Hain… Não posso dormir sabendo que Neo fez alguma coisa. Não importa se levaram a menina de avião. Tenho que falar que o aeroporto, foi interditado na gestão dele. Nem que tenha deteriorado na gestão passada, mas foi na dele que interditou… Hain… Não posso deixar Bira perder mais uma vez…