Aeroporto de Formosa do Rio Preto está interditado pela Anac

Por conta disso, pelo menos dois pousos para socorrer pacientes não foram possíveis. Prefeitura não se mobilizou para reverter a situação

Aeroporto, aeródromo, Formosa do Rio Preto, Bahia
Aeroporto de Formosa do Rio Preto, na Bahia, segue interditado pela Anac impedindo a transferência de pacientes em estado grave - Foto: Darlan A. Lustosa | Portal do Cerrado

O aeródromo de Formosa do Rio Preto, na Bahia, segue interditado pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, desde o final de setembro de 2022. A partir então, segue com a proibição de pouso. Com isso, até mesmo transferências de pacientes em casos graves não podem ocorrer via aérea.

Foi o que ocorreu no final do ano passado, quando uma família que desejava transferir um paciente não teve a solicitação atendida por uma UTI Aérea contratada em Brasília, dada a constatação de que o avião não poderia pousar.

Na semana passada, outro voo saindo de Salvador também não pode pousar, sendo direcionado para Barreiras, dada as mesmas circunstâncias. O agente do estado precisou percorrer mais de 150 km de carro para embarcar com urgência para a capital baiana.

Ao Portal do Cerrado a Anac disse que consta medida cautelar, mas haverá revogação assim que as informações forem prestadas.

“O aeródromo público de Formosa do Rio Preto/BA, código ICAO SDKJ, está inscrito no cadastro da Agência, porém consta a aplicação de medida cautelar de proibição de operações de pouso desde 30/09/2022. Tal medida foi aplicada considerando que a ANAC não obteve retorno em sucessivas tentativas de contato com o operador, caracterizando a ausência de operador no aeródromo.”

Ao que tudo indica, são meras burocracias que trazem prejuízo a quem dele necessitar. Na pandemia, diversos pacientes de Formosa do Rio Preto, foram levados para hospitais da capital, via área partindo do aeroporto local, mostrando sua importância no salvamento de vidas.

O Portal do Cerrado, pediu esclarecimento ao operador e espera posicionamento oficial do Governo da Bahia, através da Seinfra. Ainda que a operação seja do governo baiano, passados cinco meses, parece que a Prefeitura de Formosa do Rio Preto, não se mobilizou para reverter a situação.

Este é o único aeródromo de uso público cadastrado no maior e mais distante município da capital. Outros 20 de uso privado existem em Formosa do Rio Preto, estando todos abertos às operações aéreas, confirmou a Agência.

Apesar da interdição, vários aviões pequenos têm pousado e partido do aeroporto local.

Reforma

Em janeiro de 2021, o aeródromo de Formosa do Rio Preto recebeu investimentos do Governo da Bahia. A reforma contemplou limpeza da área e da faixa de pista, reposição da cerca, instalação de nova biruta, recuperação do portão de acesso e da sinalização horizontal e vertical.

Mato toma conta da pista de pouso do aeródromo de Formosa do Rio Preto | Foto: Darlan A. Lustosa – Portal do Cerrado

Dois anos depois, o mato toma conta do equipamento aeroviário, como mostra a foto acima. Além disso, a cerca ao lado do portão de acesso já está danificada.

O aeroporto tem pista asfaltada com cerca de 1.300 metros de comprimento, com operação diurna por aproximação visual.

Aeródromo

Um aeródromo é definido como a área delimitada em terra, ou mesmo na água, destinada para pouso, decolagem e movimentação de aeronaves. O aeroporto é um aeródromo público dotado de edificações, instalações e equipamentos para apoio às operações de aeronaves e de processamento de pessoas e cargas.

Sobre Darlan Alves Lustosa 7979 Artigos
Darlan Lustosa é formosense que gosta da escrita e acredita que a política é um meio de transformação da vida das pessoas.Vive e mora em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, com registro profissional 6978/BA e sindicalizado, sobretudo para fortalecer a causa e defender direitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários