STF confirma afastamento de Adolfo Menezes da presidência da AL-BA

Decisão mantém deputada Ivana Bastos no comando interino da Assembleia Legislativa

Adolfo Menezes STF, Assembleia Legislativa da Bahia, STF, Supremo Tribunal Federal
Adolfo Menezes (PSD) eleito novo presidente da Alba, mas afastado do cargo — Foto: Reprodução / Redes Sociais

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o afastamento de Adolfo Menezes (PSD) da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A decisão foi consolidada nesta quinta-feira (27), após a Segunda Turma do STF formar maioria para manter a liminar concedida por Gilmar Mendes. As informações são do Bahia Notícias.

Motivo do afastamento

A decisão tem como base o Marco Temporal, estabelecido pelo STF em 2021, que impede a recondução de presidentes das Assembleias Legislativas dentro da mesma legislatura. Menezes havia sido eleito para o cargo em 2021, reeleito em 2023 e, em 2025, buscava um terceiro mandato consecutivo.

O afastamento foi solicitado em ação movida pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) e, inicialmente, concedido por Gilmar Mendes no dia 10 de fevereiro. Após recurso da defesa de Menezes, o caso foi levado à Segunda Turma, que manteve a decisão.

LEIA TAMBÉM:

Expediente bancário no Carnaval: veja como fica o atendimento

Com o afastamento definitivo, a deputada Ivana Bastos (PSD) permanece como presidente interina da Casa. A AL-BA entrou em recesso para o Carnaval e retomará os trabalhos em 6 de março, quando novas eleições devem ocorrer.

De acordo com o Bahia Notícias, nos bastidores, há forte expectativa de que Ivana Bastos dispute a presidência de forma definitiva. Caso isso ocorra, o PT poderá indicar um nome para a 1ª vice-presidência, ampliando sua influência na AL-BA.

Se confirmada a articulação, o PT passaria a ocupar:

  • Presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ): Robinson Almeida
  • Presidência da Comissão de Finanças e Orçamento: Zé Raimundo
  • Presidência da Comissão de Defesa do Consumidor: Júnior Muniz
  • 1ª Vice-presidência da AL-BA: Nome ainda em definição (Fátima Nunes, Júnior Muniz ou Zé Raimundo)

A consolidação da estratégia daria ao partido sua maior representação na Casa Legislativa em toda a história, aponta o site da capital baiana.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9717 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários