
A AgroFormosa 2025 foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (3), em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, com a presença de autoridades políticas da região, representantes do governo estadual e produtores rurais. A cerimônia ocorreu no novo tatersal, espaço inaugurado especialmente para leilão de animais, que levou o nome de Didi Preto, um ex-morador do município que faleceu no início deste ano.
Estiveram presentes os prefeitos Otoniel Teixeira, de Barreiras, Zezo Aragão, de Santa Rita de Cássia, e Filemon Nogueira, de Corrente, no Sul do Piauí, assim como o ex-prefeito de Formosa do Rio Preto, Termosires Dias. O prefeito Neo Araújo, anfitrião do evento, deu as boas-vindas e destacou a importância da feira para o município e para o Matopiba — região que integra partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
“Formosa é a bola da vez”, afirma representante do governo da Bahia
Um dos discursos mais marcantes da noite foi feito pelo representante do secretário de Agricultura da Bahia, Paulo Baqueiro. Em tom entusiasta, ele afirmou que Formosa do Rio Preto é a bola da vez no agronegócio baiano, prevendo que o município se tornará uma nova Luís Eduardo Magalhães — cidade jovem, mas atualmente referência em desenvolvimento no estado.
“A AgroFormosa é um reflexo do potencial desta terra. Formosa do Rio Preto está no centro das atenções e deve se preparar para um crescimento”, afirmou.
O prefeito Neo Araújo reforçou que a feira pertence ao povo e deve ser mantida por futuras gestões como política pública. Já o presidente da Acrifor, associação organizadora da feira, Sabino Gomes, celebrou o sucesso da terceira edição e agradeceu o apoio institucional e dos produtores.
Ao dar as boas-vindas ao público, Gomes lembrou que tudo começou com um sonho que parecia distante. “Hoje, esse trabalho que plantamos com tanto cuidado já está alimentando gerações. A AgroFormosa é fruto de união, coragem e da certeza de que, quando Formosa decide caminhar junto, ela se torna imbatível”, afirmou.
O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, o advogado Hélio Justo, reforçou a parte social da feira, promovida com apoio da Faeb/Senar. Além de cursos, o sindicato promove atendimento oftalmológico durante a feira e o empoderamento feminino.
Ao longo dos próximos dias, a AgroFormosa terá uma programação intensa, com palestras, oficinas, rodas de conversa e espaços de negócios. Entre os destaques, estão os dois leilões que movimentarão a pecuária regional: nesta sexta-feira (4), ocorre o leilão de gado leiteiro, e no sábado (5), será realizado o leilão de gado Nelore P.O., consolidando a feira como referência na valorização genética e na promoção de novos investimentos no setor.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado