O primeiro encontro da caravana “Aiba + perto do produtor” foi realizado na noite de quinta-feira (21), em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia. A reunião ocorreu na Vila Panambi, reunindo produtores das regiões de Garganta, Coaceral, Estrondo e Canabrava e entidades ligadas ao setor.
A abertura marcou o início da temporada 2025 de reuniões itinerantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que celebra 35 anos de atuação. No evento, foram apresentadas ações nas áreas de infraestrutura, responsabilidade social, sustentabilidade e contribuições para o desenvolvimento do agronegócio no Oeste da Bahia. Por outro lado, a educação, que é dever do poder público, foi um dos destaques com cobranças para regularização da única escola da Vila Panambi, hoje mantida pelos produtores e ausência do estado e do município.
Estiveram presentes ainda o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Lustosa, e o diretor de Pecuária da Secretaria Municipal de Agricultura, Gilian Rocha, ambos da Prefeitura de Formosa do Rio Preto.
O Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto teve participação direta, com o presidente Hélio Justo representando também a Federação da Agricultura da Bahia (Faeb). Justo destacou a importância da parceria em busca de soluções, ao tempo que se colocou à disposição na resolução de gargalos para o desenvolvimento.
“É um momento de aproximação com os produtores. Estávamos desativados até 2024. Agora queremos retomar nossa missão institucional de representação junto as entidades públicas e privadas, em busca de soluções que levem ao desenvolvimento”, apontou o presidente.
Contraponto e desafios
Apesar do reconhecimento da região como uma das mais produtivas do Cerrado baiano, produtores reforçaram a necessidade de melhorias em infraestrutura. O escoamento da safra continua concentrado na rodovia BA-458. Por outro lado, o acesso por estrada de chão que liga a cidade de Formosa do Rio Preto à Vila Panambi, seus quase 200 quilômetros, quase não recebem tratamento do poder público local e enfrenta gargalos de manutenção e segurança.
“Primeiro evento da Aiba mais perto do produtor, comemorando os 35 anos, e um encontro muito importante para ouvir as demandas. Estamos felizes com a diretoria da Aiba que está muito solícita para colaborar com a região e fazer o crescimento do Oeste da Bahia. A Aiba está de parabéns”, destacou o produtor Rafael Kliewer.
O evento também contou com a participação da Associação de Produtores Rurais de Garganta, da Aciagri, além de membros da diretoria e equipe técnica da Aiba.
A caravana segue agora para outras cinco microrregiões: Rosário (Correntina), Roda Velha (São Desidério), Estrada do Café (Barreiras), Cascudeiro (Baianópolis) e Novo Paraná, Bela Vista, Linha dos Pivôs e Placas (Luís Eduardo Magalhães).
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado