O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de baixa umidade do ar para Formosa do Rio Preto e outros municípios do Oeste da Bahia nesta 24 de agosto de 2025, com risco considerado perigo. A umidade relativa do ar deve variar entre 12% e 20%, aumentando chances de incêndios florestais e causando desconfortos à saúde, como ressecamento da pele, olhos, boca e nariz.
Ainda de acordo com o instituto, outra boa parte da região segue com alerta amarelo, indicando risco menor, com umidade entre 30 e 20% e atinge mais a região do Vale do São Francisco.
Riscos à saúde e recomendações
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Oeste da Bahia (CIEVS OESTE) reforçou o alerta. Para se proteger, as autoridades recomendam:
- Beber bastante líquido;
- Evitar atividades físicas ao ar livre;
- Reduzir exposição ao sol nos horários mais quentes;
- Usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente.
Municípios Afetados
Além de Formosa do Rio Preto, a baixa umidade atinge São Desidério, Santa Rita de Cássia, Riachão das Neves, Mansidão, Luís Eduardo Magalhães, Jaborandi, Cotegipe, Correntina, Cocos, Buritirama, Barreiras e Pilão Arcado, mais ao norte da Bahia.
Para mais informações, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193, onde houver.
Veja lista completa de município com alerta amarelo.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado