

Os amantes da astronomia terão uma oportunidade única nesta sexta-feira (28), quando um raro alinhamento planetário reunirá sete planetas do Sistema Solar em um arco visível no céu. O evento poderá ser observado a olho nu em diversas regiões do Brasil, desde que o horizonte esteja desimpedido e o clima favoreça.
Quando e como observar o alinhamento planetário
O fenômeno ocorre devido à movimentação dos planetas ao redor do Sol e terá seu ápice nesta sexta, quando Mercúrio se juntará ao alinhamento já iniciado em janeiro. A melhor visibilidade será logo após o pôr do sol, por volta das 19h45 (horário de Brasília), especialmente em locais com horizonte oeste livre de obstáculos.
O g1 publicou uma matéria da BBC, explicando que “alinhamento”, ocorre porque os planetas ficam visíveis ao mesmo tempo, parecendo estar alinhados. Astrônomos também chamam a situação de “desfile planetário”.
“É só uma questão de perspectiva. Se você olhar de outro ponto de vista, os planetas não vão parecer alinhados”,
afirma a astrofísica Eliade Lima, professora da Unipampa e coordenadora do Clube de Astronomia de Uruguaiana.
Dicas para melhor observação
- Escolha um local sem prédios ou árvores que obstruam a visão do horizonte.
- A olho nu, será possível ver a maioria dos planetas, mas Mercúrio pode ser mais difícil de identificar.
- Aplicativos astronômicos gratuitos podem auxiliar na localização exata dos planetas.
- O uso de binóculos ou telescópios melhora a experiência, mas não são indispensáveis.
Há dois aplicativos muito úteis que podem ajudar a localizar os planetas: o Stellarium e o Skymap, ambos disponíveis no Android e no iPhone.
Esse tipo de desfile planetário só voltará a ocorrer em 2040, tornando a observação desta sexta uma oportunidade rara para os entusiastas do céu.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado