Bahia

Aluno de São Félix do Coribe é ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

“Desde pequeno a gente sentia que ele era muito diferente”, diz D. Eliene a mãe mais orgulhosa do Oeste da Bahia. Ela é a genitora de Allan Barros, aluno de 15 anos e estudante de escola pública na cidade de São Félix do Coribe, distante 864 km de Salvador (BA). Allan foi um dos cinco estudantes da Bahia que estiveram entre os 575 de todo o país premiados com medalhas de ouro, na terça-feira (8), pelo desempenho na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas e privadas que teve 18,2 milhões de inscritos.

A cerimônia de premiação ocorreu no auditório de um hotel em Salvador, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes.

Cinco baianos foram medalhistas de ouro | Foto: Arisson Marinho/Correio*

Allan que este ano cursa o primeiro ano do ensino médio e ganhou uma bolsa em uma escola particular no município e não tem uma rotina de estudos voltados para a matemática.

Normal como qualquer outro, mas percebemos que ele tinha uma inclinação pra matemática no sexto ano. A gente não sabe bem como isso começou, mas o pai dele é formado em Tecnologia da Informação começou a ensinar informática quando ele tinha dois anos. Ele toca violino na igreja e aprendeu com muita facilidade. Ficamos surpresos

conta a mãe em contato com o Portal do Cerrado.

No ano de 2016, a mãe de Alan encontrou com a diretora da Escola Leônidas de Araújo Castro onde ele estudava e ela disse: Olha! Alan foi bronze na Olimpíada de Matemática; Na verdade não sabíamos o que era, conta. Nos anos de 2017 e 2018 ele repetiu a façanha. Mas já havia prometido para a mãe que seria ouro.

Outro baiano de Feira da Mata, no Médio São Francisco, distante cerca de 120 km de São Félix do Coribe, foi outro medalhista. Com apenas 11 anos, estudante do oitavo ano do ensino fundamental em escola pública, Emmanoel Wallace Gouveia,  participou da olimpíada pela primeira vez em 2018 e não esconde a emoção de ter levado a medalha.

O gosto pelos estudos, conta o jovem, vem de muito cedo e ele sempre teve o apoio dois pais. Diz que, muitas vezes, se o pai ou a mãe não pedirem para ele fazer outra coisa, ele passa o dia estudando, contou ao G1/Bahia.

Média dos baianos melhorou em Matemática
A média dos baianos na nota de Matemática e Suas Tecnologias no Enem melhorou no ano passado, em relação ao exame anterior, de 2017. Em 2018, os 401.328 candidatos inscritos que moram na Bahia e fizeram a prova tiveram uma média  de 515,89 pontos na disciplina. Curiosamente, foi a segunda matéria com melhor nota dos baianos, atrás apenas de Ciências Humanas (556,40). A nota mais baixa é da Redação (498,66), seguida de Ciências da Natureza (481,69) e Linguagens e Códigos (513,11).

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Acidente na BR-101 deixa quatro mortos perto de Mascote, na Bahia

Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia

% dias atrás

Colisão na BR-349 em Correntina deixa uma pessoa morta

Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…

% dias atrás

Banco do Nordeste leva unidade móvel de atendimento na Agroformosa 2025

O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…

% dias atrás

Diogo Jota e irmão morrem em acidente de carro na Espanha

O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…

% dias atrás

Famílias de baixa renda podem ter gratuidade na conta de energia

Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…

% dias atrás

Arraiá de LEM bate recorde de público com 100 mil pessoas na última noite

Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…

% dias atrás

This website uses cookies.