O bioma cerrado é tema da feira de ciências de alunos dos turnos matutino e vespertino do Censa – Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida em Formosa do Rio Preto na Bahia. A ideia colocada em exposição na própria instituição de ensino, mostra a riqueza e a importância da preservação.
Neste ano, segundo dados do INPE, o município baiano foi o que teve a maior área de cerrado devastada. Os dados apontam que foram perdidos 283 km² de vegetação nativa, sendo 99% da superfície devastada Área de Proteção Ambiental (APA). (leia aqui). O município lidera o ranking do desmatamento.
A Feira de Ciências é a oportunidade de reconhecer as belezas do cerrado e a importância da sua biodiversidade, do bioma conhecido como a savana brasileira. A ação que também é uma mobilização, visando chamar a atenção dos alunos e da comunidade para a necessidade de preservação.
Somente em 2022, o desmatamento no Cerrado cresceu 28%. Entre janeiro e o fim de julho deste ano, foram desmatados 4.091 km², o maior valor acumulado para o período nos últimos quatro anos. Os dados representam um aumento de 28,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Formosa do Rio Preto na Bahia, faz parte da área conhecida como MATOPIBA, faixa de terra conhecida como a última fronteira agrícola do país.