Brasil

Anac suspende operações da Voepass por falta de segurança

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou na madrugada desta terça-feira (11), a suspensão imediata das operações da Voepass. A medida, em caráter cautelar, tomada devido à incapacidade da companhia de garantir o nível de segurança exigido pelos regulamentos vigentes, de acordo com informações do G1 e portal UOL.

Irregularidades motivaram a suspensão

A Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, conta atualmente com seis aeronaves e atendia 17 destinos, sendo 15 comerciais e dois contratos de fretamento. Segundo a Anac, a decisão decorre da recorrência de irregularidades no sistema de gestão da empresa, comprometendo a segurança operacional.

Desde agosto de 2023, quando um acidente aéreo em Vinhedo (SP) resultou na morte de 62 pessoas. Desde então, aponta o portal UOL, a companhia passou a operar sob fiscalização assistida da Anac. Em outubro de 2024, foram impostas exigências como redução da malha, maior tempo de solo para manutenção das aeronaves e mudanças administrativas. No entanto, auditorias recentes apontaram reincidência de falhas, descumprimento de normas e ineficácia nas ações corretivas propostas.

Orientação aos passageiros afetados

A Anac orienta que os passageiros impactados pelos cancelamentos entrem em contato diretamente com a Voepass ou com a agência responsável pela venda da passagem para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias.

A suspensão permanecerá em vigor até que a empresa comprove a correção das falhas e demonstre capacidade de operar com segurança.

Veja a nota publicada pela Anac sobre Voepass:

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, em caráter cautelar, a partir desta terça-feira, 11 de março, as operações aéreas da Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. A suspensão vigorará até que se comprove a correção de não conformidades relacionadas aos sistemas de gestão da empresa previstos em regulamentos.

Os passageiros que foram atingidos pelo cancelamento de voos da Voepass deverão procurar a empresa ou agência de viagem responsável pela venda do bilhete para efeito de reembolso ou reacomodação em outras companhias.

A Voepass conta atualmente com seis aeronaves. A operação inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento.

A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela Agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos.

Com a ocorrência do acidente aéreo no dia 9 de agosto de 2024 em Vinhedo (SP), houve a implantação de uma operação assistida de fiscalização da Anac nas instalações da Voepass. Servidores da Agência estiveram presentes nas bases de operação e manutenção da empresa para verificar as condições necessárias para a garantia do nível adequado de segurança das operações.

Em outubro de 2024, foram exigidas pela Anac medidas como redução da malha, aumento do tempo de solo das aeronaves com vistas à manutenção, troca de administradores e execução do plano de ações para as correções das irregularidades.

No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela Agência.

Além disso, foi constatada a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela Agência nas ações de vigilância e fiscalização anteriores e a falta de efetividade do plano de ações corretivas. Ocorreu, assim, uma quebra de confiança em relação aos processos internos da empresa devido a evidências de que os sistemas da Voepass perderam a capacidade de dar respostas à identificação e correção de riscos da operação aérea.

Dessa forma, a Anac determinou a suspensão das operações da empresa até que seja evidenciada a retomada de sua capacidade de garantir o nível de segurança previsto nos regulamentos vigentes.

Com CNN

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Vídeo flagra acidente durante manobra arriscada em Formosa do Rio Preto

Um homem ficou ferido, a princípio sem gravidade, após um acidente na Avenida Brasil, em…

% dias atrás

Homem morre após ser atingido por arma branca em Formosa do Rio Preto

Um homem morreu após ser atingido por golpes de arma branca no final da tarde…

% dias atrás

Atropelamento deixa nove mortos em festa filipina em Vancouver

Pelo menos nove pessoas morreram neste sábado (26) depois que um carro invadiu uma festa…

% dias atrás

Terror e abusos: mulher é libertada e companheiro preso em Xique-Xique

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Xique-Xique, no Oeste do…

% dias atrás

Inquérito aponta culpados por acidente com 7 mortos em Corrente

A Polícia Civil do Piauí concluiu, nesta semana, o inquérito que investigava o grave acidente…

% dias atrás

Bahia desafia o Palmeiras para acabar com jejum histórico fora de casa

Jogar contra o Palmeiras fora de Salvador tem sido um grande desafio para o Esporte…

% dias atrás

This website uses cookies.