Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou para o próximo ano, o leilão que beneficia o município de Formosa do Rio Preto, na Bahia, com duas novas linhas de transmissão de energia e uma subestação. O Leilão n.º 1/2024 será realizado em 28 de março de 2024 na sede da Bolsa de Valores, em São Paulo. O Portal do Cerrado já havia antecipado a novidade em agosto, no lançamento do Novo PAC, pelo Governo Federal. Os investimentos passarão de R$ 600 milhões. (leia aqui)
Ao todo, a entidade brasileira confirmou que serão leiloados 6.464 quilômetros de novas linhas e trechos de transmissão que poderão agregar 9.200 MW de capacidade de transformação ao sistema elétrico.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O leilão, dividido em 15 lotes, totalizam 69 projetos de transmissão espalhados por 14 estados, com expectativa de R$ 18,2 bilhões, assim, com geração de 35 mil empregos diretos e indiretos nos estados contemplados.
Mas é o lote 7, o que mais interessa a região Oeste da Bahia, Leste do Tocantins, Sul do Piauí e do Maranhão, com ampliação da capacidade de transmissão de energia elétrica para o atendimento dessas regiões, inseridas na área denominada Matopiba. Conforme o edital, a previsão chega a 60 meses de obras, o que corresponde 5 anos.
Conforme o Ministério de Minas e Energia, ao Portal do Cerrado em agosto, são duas Linhas de Transmissão (LT). A LT´s 230 kV Gilbués II x Formosa do Rio Preto C1 e Dianópolis II x Formosa do Rio Preto C1. São novas instalações de transmissão de energia elétrica, com instalação de uma subestação de Rede Básica de Formosa do Rio Preto.(SE 230/138 kV Formosa do Rio Preto – (6+1Res) x 50 MVA e Compensação Síncrona (-48/+80) Mvar.”).
As duas linhas de transmissão compreendem quase 400 km de extensão, nos três estados, conforme divulgação da Aneel.