Joaquim José, de 85 anos, e Maria Nunes, de 80, decidiram realizar o sonho do matrimônio religioso após 60 anos de casamento civil. A cerimônia aconteceu no final da tarde deste sábado (9), na Igreja Irmã Dulce, em Formosa do Rio Preto, na Bahia. Sob as bençãos do padre Francisco, o casal consolidou a união, agora com o selo da fé católica, em um evento repleto de emoção.
Cercados pelo carinho de seus 11 filhos, 23 netos e três bisnetos, Joaquim e Maria receberam o sacramento do casamento, com visível estado de felicidade dos familiares. O casal, que participou seis décadas de vida e desafios juntos, emocionou a família e amigos presentes na cerimônia.
O casamento religioso do casal revisitou sentimentos de gratidão e esperança, mostrando que o amor pode se renovar em qualquer fase da vida. Após renovar os votos diante de Deus e da Igreja, o casal recebe amigos em uma chácara.
Casamento grisalho
O número de “casamentos grisalhos” — uniões celebradas entre pessoas na terceira idade — tem crescido significativamente no Brasil. Dados do Registro Civil, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam para um aumento expressivo de matrimônios entre pessoas com mais de 60 anos.
Especialistas ouvidos pela BBC News Brasil sugerem que o crescimento não reflete apenas uma maior expectativa de vida, mas também uma valorização do afeto e das novas oportunidades de recomeço na terceira idade.
Em 2022, foram registrados 74.798 casamentos entre pessoas de 60 anos ou mais no país. Desses, 35.029 matrimônios ocorreram entre indivíduos de 60 a 64 anos, e 39.759 entre pessoas com 65 anos ou mais.
Leia mais em Portal do Cerrado