

Um apagão na Europa causa transtornos em vários países nesta segunda-feira (28). A queda de energia começou por volta das 12h, no horário local — 7h em Brasília —, afetando partes da Espanha, de Portugal, da França, da Alemanha, dos Países Baixos e da Suécia.
O impacto imediato, causa um caos nas principais cidades europeias. Semáforos apagados, iluminação pública comprometida, aeroportos fechado e estações de trem lotadas, com metrôs parados.
A operadora espanhola Red Electrica informou que equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço. Segundo o comunicado, todos os recursos disponíveis foram acionados. Enquanto isso, a polícia portuguesa fez um alerta: motoristas devem reduzir a velocidade e dirigir com atenção redobrada.
A distribuidora E-Redes, de Portugal, explicou que precisou cortar o fornecimento de energia em algumas áreas para estabilizar o sistema. Consequentemente, bairros inteiros ficaram no escuro por algumas horas.
Na mesma linha, a França também registrou interrupções. No entanto, a operadora RTE garantiu que a energia foi restaurada rapidamente.
De acordo com o jornal “El País”, ainda não há explicação oficial para o blecaute. Todas as possibilidades estão na mesa, inclusive a suspeita de um ataque cibernético.
Por outro lado, autoridades espanholas e portuguesas já iniciaram investigações para descobrir o que provocou a falha em cadeia.
Com g1 e CNN Brasil.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado