Apagão deixa Espanha, Portugal e outros países da Europa no escuro

Por causa da falta de luz, que começou por volta das 12h do horário local - 7h de Brasília -, vários serviços foram interrompidos. Aeroportos e estações de trem foram afetados.

Apagão deixa Espanha, Portugal e outros países da Europa no escuro
Apagão deixa Espanha, Portugal e outros países da Europa no escuro - Foto: Alerta Paraná

Um apagão na Europa causa transtornos em vários países nesta segunda-feira (28). A queda de energia começou por volta das 12h, no horário local — 7h em Brasília —, afetando partes da Espanha, de Portugal, da França, da Alemanha, dos Países Baixos e da Suécia.

O impacto imediato, causa um caos nas principais cidades europeias. Semáforos apagados, iluminação pública comprometida, aeroportos fechado e estações de trem lotadas, com metrôs parados.

A operadora espanhola Red Electrica informou que equipes estão trabalhando para restabelecer o serviço. Segundo o comunicado, todos os recursos disponíveis foram acionados. Enquanto isso, a polícia portuguesa fez um alerta: motoristas devem reduzir a velocidade e dirigir com atenção redobrada.

A distribuidora E-Redes, de Portugal, explicou que precisou cortar o fornecimento de energia em algumas áreas para estabilizar o sistema. Consequentemente, bairros inteiros ficaram no escuro por algumas horas.

Na mesma linha, a França também registrou interrupções. No entanto, a operadora RTE garantiu que a energia foi restaurada rapidamente.

De acordo com o jornal “El País”, ainda não há explicação oficial para o blecaute. Todas as possibilidades estão na mesa, inclusive a suspeita de um ataque cibernético.

Por outro lado, autoridades espanholas e portuguesas já iniciaram investigações para descobrir o que provocou a falha em cadeia.

Com g1 e CNN Brasil.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9221 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários