Uma equipe do Núcleo Regional de Saúde da região Oeste da Bahia, esteve em Formosa do Rio Preto e segundo nota divulgada pela prefeitura, o objetivo foi “capacitar técnicos do município para minimizar os impactos das fortes chuvas”. O município recebeu um grande volume de água que caiu na última terça-feira (3) (leia aqui) e afetou, como nos anos anteriores, moradores dos bairros Progresso e do Projeto.
O encontro ocorreu no auditório da Secretaria da Educação e a prefeitura não informou quantos técnicos participaram da reunião. Segundo a nota, “a gestão está trabalhando continuamente para melhorar a infraestrutura da cidade, contudo as obras são em médio e longo prazo. Enquanto são resolvidas as questões estruturais, as equipes das Secretarias Municipais da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social estão dando todo suporte para as localidades afetadas pelas fortes chuvas.”
As obras as quais a nota se refere, diz respeito as autorizadas em dezembro de 2021, no aniversário de 60 anos de emancipação política do município. Naquele data, em ato que a prefeitura chamou de cívico, apontavam as autorizações para elaboração de estudos de viabilidade e projetos de macro e micro drenagem dos bairros Projeto e Progresso e a licitação para pavimentação asfáltica e calçadas, entre outras.
Além disso, a prefeitura não pontuou quais as ações da Secretaria da Assistência Social, da Saúde e do Meio Ambiente, foram postas em prática e quantas pessoas foram beneficiadas e quais impactos foram minimizados.
O Secretário de Saúde do município, João Rocha Mascarenhas, disse que, “além dos diversos riscos ocasionados pelas fortes chuvas, a gestão está preocupa com doenças que as águas podem trazer. A prefeitura montou uma força tarefa que trabalha diuturnamente para ajudar a todos”
Apesar da fala do Secretário de Saúde, o qual é da cidade de Corrente, no Piauí, pelo menos dois profissionais que fazem parte da Defesa Civil do município só chegaram ao bairro Progresso na terça-feira por volta das 21h, apesar de o local ter registrado alagamento de ruas e a água invadir diversas casas desde a metade da tarde. Um riacho que corta o bairro transbordou.
Na quarta-feira (4), a prefeitura recolocou manilhas que tinham se soltado de um trecho da principal via do bairro Progresso, após as enchentes. Recentemente este mesmo trecho já havia passado por manutenção, depois que chuvas anteriores também arrancaram o asfalto e as manilhas.
Além da reunião no auditório da Secretaria da Educação, técnicos visitaram os locais atingidos.