Chuva invade casas e causa transtornos em Formosa do Rio Preto

Moradores do bairro Progresso reclamam de obras inacabadas e falta de manutenção na via na localidade de Arroz.

Chuva alagas ruas e invade casas e causa transtornos em Formosa do Rio Preto - Foto: Portal do Cerrado

Bastou uma hora de chuva no meio da tarde desta terça-feira (3) para causar transtornos a diversos moradores do município de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia. A água alagou diversas ruas e foi o suficiente para invadir casas de moradores do bairro Progresso, ao que parece o mais afetado.

Moradores que tiveram casas invadidas pelas águas hoje, disseram que o problema foi acentuado depois de obras da prefeitura para asfaltamento de algumas ruas, iniciadas em dezembro mas paradas logo em seguida. Uma moradora, que prefere não ser identificada, informou que na casa dela, que tem entre outros moradores, uma criança de 9 meses e outra especial, foi necessário colocar móveis sobre tijolos, depois que água invadiu toda a residência.

A frente da casa dela ficou completamente inundada. Outros vizinhos relatam os mesmos problemas. Uma família que mora em uma casa à frente, teve que se mudar logo após as chuvas no mês de dezembro. Hoje a casa estava fechada mas era visível que estava tomada pela água.

As ruas do bairro Progresso ficaram quase que intransitáveis. Alguns motoristas arriscavam passar por um trecho da rua principal completamente inundada, que fica claro que os serviços de engenharia, se não foram foram bem executados, é certo, que foram bem pensados para evitar os constantes alagamentos.

O bairro Progresso foi erguido em uma área de baixada e era previsível o problema de alagamento. Além disso, várias casas foram construídas próximas a um córrego que corta o bairro e que recebe água de várias regiões em temporadas de chuvas.

Arroz

Na localidade de Arroz, que fica a cerca de 20 km da sede do município, os moradores enfrentaram problemas parecidos. Lá, parte da via sobre um bueiro já está danificada e apresenta riscos aos moradores que passam pelo local. Vídeos e fotos enviados por moradores ao Portal do Cerrado, mostram o estrago causado pela chuva que cai na localidade e ao que parece deve continuar no início da noite.

Em um vídeo a que o Portal do Cerrado teve acesso mostra um estabelecimento comercial próximo ao bueiro, tomado pela água da chuva nesta terça. Segundo a fonte, os problemas iniciaram quando o asfalto do local começou a ceder.

Principal via da localidade de Arroz ficou danificada com as chuvas de dezembro de 2022 e piorou com a que caiu nesta terça-feira (3) – Foto: Morador da localidade de Arroz

A obra foi realizada a cerca de 3 anos, e ao que parece não tem qualidade para sustentar duas ou três temporadas de chuvas. Os problemas pioraram com as chuvas na metade do mês de dezembro, no entanto a Secretaria de Infraestrutura não compareceu para avaliar a área ou fazer a manutenção, segundo os moradores.

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários