Após operação, prefeitura quebra contrato com empresas médicas

Operação da Polícia Civil que investiga desvios de recursos públicos em Formosa do Rio Preto ocorreu na terça-feira (17).

Rescisão de contratos da prefeitura de Formosa do Rio Preto
Foto: Darlan Lustosa

A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no oeste da Bahia, rescindiu três contratos com três clínicas médicas, com publicações no Diário Oficial desta quinta-feira (19).

Apesar de não declarar explicitamente os motivos, as rescisões ocorreram em meio às investigações que apontam desvios de R$ 12 milhões em recursos públicos, fraudes em licitações e contratações irregulares em contratos de serviços médicos, incluindo possíveis empresas de fachada.

A Prefeitura justificou as rescisões como um “ato unilateral” amparado pelos artigos 78 e 79 da Lei nº 8.666/93, que regulamenta licitações e contratos. A partir destes dados, não há mais vínculos contratuais entre as partes.

Na última terça-feira, (17), prefeito, ex-secretários de saúde, clínicas e agente públicos foram alvo de buscas realizadas pela Polícia Civil da Bahia, com apoio da Draco e da Delegacia Estadual de Combate à Corrupção (Deccor). A operação busca desarticular um esquema de corrupção que abrange Formosa do Rio Preto, Corrente e Bom Jesus.

Entre as irregularidades apuradas estão plantões fictícios, exames médicos não realizados e listas de pacientes fraudados. Em um dos casos emblemáticos, foi solicitada a solicitação de ultrassonografias transvaginais em pacientes do sexo masculino.

Com a rescisão dos contratos, a Prefeitura não divulgou como pretende reorganizar os serviços médicos afetados pelas investigações. A Operação USG continua em andamento, e novas fases podem ampliar o número de suspeitos e o valor dos desvios.

Leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 8476 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários