Bahia

Após vídeo viralizar, questionando “água de coco reconstituída” produtores se reúnem na BA para criar associação que vai padronizar qualidade do produto

Um vídeo gravado por produtores de coco  recomenda que os consumidores olhem com cuidado as embalagens, para não comprar um produto achando que é outro. O vídeo causou impacto nas redes sociais e viralizou.

“Chegam aqui jogam com 12 litros de água potável, adoçante, açúcar, estabilizantes e conservantes e misturam com um pouco de água de coco brasileira e jogam no mercado dizendo que é agua de coco. Algumas grandes empresas estão fazendo isso prejudicando o consumidor brasileiro principalmente que acha que está comprando água de coco quando não é”, diz um dos produtores na publicação.

Para o presidente da Asbacoco, o vídeo é didático e representa a real situação dos produtores e ajuda os consumidores a identificarem a origem dos produtos.

Depois do vídeo que questiona a chamada “água de reconstituída”, produtores de coco de todo o país se uniram para criar a Associação Nacional dos Produtores de Coco (Aprococo), em Salvador.

A fundação do órgão será durante uma convenção nacional, que começou ontem (17) e vai até hoje em Salvador e  entre as principais pautas da associação, está o questionamento da venda de água de coco reconstituída como se fosse água de coco integral.

Um dos objetivos da Aprococo é o desenvolvimento dos padrões de identidade e qualidade dos produtos para ampliar as exportações e o mercado potencial, além de explorar oportunidades de posicionar os produtos no mercado interno e externo.

A associação irá atuar para restringir importações de derivados do coco, como forma de equilibrar as relações de poder entre produtores, atravessadores e indústria de forma a melhorar a rentabilidade das propriedades rurais.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

5 coisas que são proibidas na Semana Santa, segundo a Igreja

A Semana Santa é, sem dúvidas, um dos períodos mais simbólicos para os cristãos. Ela…

% dias atrás

Vigilante é morto a tiros em frente a colégio no Oeste da Bahia

Vigilante identificado como Alef Moura de Araújo é morto a tiros durante trabalho no Colégio…

% dias atrás

Acidente com viatura da PRF mata três policiais no Rio

Três policiais morreram em um grave acidente com viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) durante…

% dias atrás

Bebê morre eletrocutado ao abraçar mãe em Angical após choque

Emanuel, de 1 ano e 4 meses, morreu após choque elétrico em Angical (BA). Tragédia…

% dias atrás

Quina 6709 acumula e prêmio chega a R$ 3,7 milhões

O sorteio da Quina 6709, realizado nesta quarta-feira (17), no Espaço da Sorte, em São…

% dias atrás

Treta entre Bella Campos e Cauã Reymond trava gravações na Globo

A treta entre Bella Campos e Cauã Reymond teria explodido de vez nos bastidores da…

% dias atrás

This website uses cookies.