Atropelamento deixa nove mortos em festa filipina em Vancouver

O motorista, um homem de aproximadamente 30 anos com antecedentes policiais, foi detido no local após tentar fugir a pé

Atropelamento Canadá, Dia de Lapu Lapu, Filipinas, Vancouver
Atropelamento em Vancouver, no Canadá — Foto: Reprodução via O Globo

Pelo menos nove pessoas morreram neste sábado (26) depois que um carro invadiu uma festa de rua em Vancouver, no Canadá. O atropelamento aconteceu no bairro Sunset on Fraser, por volta das 20h (horário local), durante uma celebração da comunidade filipina pelo Dia de Lapu Lapu.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um SUV preto, que testemunhas disseram ser um Audi, com a frente totalmente destruída. Como resultado do impacto, várias pessoas ficaram feridas e a festa precisou ser interrompida.

Em uma nota publicada no X (antigo Twitter) na manhã de domingo, a polícia de Vancouver afirmou que, neste momento, acredita que o caso não foi um ato de terrorismo. Além disso, destacou que o motorista era um “suspeito solitário” já conhecido das autoridades.

De acordo com O Globo, a polícia local prendeu um homem de 30 anos. No entanto, não há detalhes sobre as motivações deste atropelamento no Canadá.

O consulado filipino em Vancouver se manifestou pelas redes sociais. Em um comunicado, disse que “expressa profunda preocupação e solidariedade às vítimas do terrível incidente”.

Enquanto isso, o premiê da Colúmbia Britânica, David Eby, afirmou estar “chocado e com o coração partido” ao saber da tragédia. Da mesma forma, o prefeito da cidade, Ken Sim, mandou uma mensagem de apoio: “Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina neste momento tão difícil”.

O evento de sábado contava com desfile, filme, danças e shows. Entre as atrações, estavam dois integrantes do grupo Black Eyed Peas, conforme divulgado pelos organizadores.

Dia de Lapu Lapu

O Dia de Lapu Lapu é uma data importante para os filipinos. Em outras palavras, lembra a vitória do chefe indígena Lapulapu contra o explorador português Fernão de Magalhães, em 1521.

Por outro lado, o episódio em Vancouver reacende memórias tristes. Em 2021, uma família muçulmana foi atropelada em Ontário. O responsável, Nathaniel Veltman, foi condenado no ano passado à prisão perpétua. A Justiça considerou o ataque um ato de terrorismo ligado à supremacia branca.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan A. Lustosa 9217 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários