Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu na manhã desta quarta-feira (30) na zona rural de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. A aeronave modelo A-29 Super Tucano, utilizada pela Esquadrilha da Fumaça, realizava um treinamento de rotina quando colidiu com o solo e pegou fogo.
O piloto conseguiu acionar o sistema de ejeção, escapando da queda. Ele sobreviveu, mas não há informações sobre a identidade e o estado de saúde dele.
Acidente ocorreu durante voo de rotina em área agrícola
Segundo informações preliminares, o avião perdeu o controle durante manobras e caiu em uma plantação. Com o impacto, a aeronave pegou fogo em seguida. Equipes do Corpo de Bombeiros e da própria Força Aérea estão no local do acidente.
De acordo com o site Araraquara News, equipe de socorro resgataram o piloto, após acionar o assento ejetor, mecanismo de emergência que lança o tripulante para fora da aeronave com segurança.
Em nota, a FAB confirmou a queda da aeronave A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, por volta das 10h30.
FAB investigará as causas da queda do Super Tucano
A Esquadrilha da Fumaça, unidade de demonstração aérea da FAB, é conhecida por realizar apresentações em todo o Brasil. A investigação sobre as causas da queda será conduzida por uma equipe técnica da Aeronáutica, especializada em acidentes com aeronaves militares.
O modelo A-29 Super Tucano é usado em treinamentos, patrulhamento e apresentações, sendo considerado uma das aeronaves mais seguras em operação na América Latina.
Nota da FAB após queda do avião
“O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave A-29 Super Tucano, pertencente ao Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, acidentou-se nesta quarta-feira (30/07), por volta das 10h30, durante voo de treinamento, realizado em área desabitada, destinada para atividades do EDA, no interior de São Paulo (SP).
O piloto ejetou-se com sucesso, passa bem e está sendo submetido a avaliações médicas previstas para este tipo de situação.
Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) estão se deslocando até o local para iniciar os procedimentos de Ação Inicial da ocorrência.”
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado