Mais de 300 municípios da Bahia tem alerta laranja com previsão de chuvas intensas, com risco de deslizamentos em partes das regiões Sul e Extremo-Sul. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as fortes precipitações podem chegar acompanhadas de fortes ventos, com risco de quedas de árvores e descargas elétricas. O aviso de grau de perigo, começou às 10h e segue, a princípio, até o início da manhã de segunda-feira (12). Veja relação de municípios.
As chuvas esperadas deverão variar entre 30 e 60 mm/h, podendo atingir até 100 mm em um único dia. Além disso, os ventos podem atingir velocidades entre 60 e 100 km/h. Diante das condições, as regiões mais vulneráveis incluem o Sul, Centro-Sul e Sudoeste da Bahia, bem como o Norte de Minas Gerais, onde o acúmulo de água eleva o risco de deslizamento, de acordo com o Cemaden.
O alerta, que se estende até a faixa litorânea e inclui a Região Metropolitana de Salvador, pode afetar o trânsito e as atividades ao ar livre na capital. Na segunda é esperando que a capital baiana registre chuvas moderadas e trovoadas.
O efeito é resultado da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico que geralmente provoca chuvas intensas. A previsão é de que esse sistema comece a perder força nos próximo dias, diminuindo o volume de precipitações gradativamente.
Medidas de segurança
Para minimizar riscos, o Inmet recomenda que a população adote medidas de precaução. Em caso de rajadas de vento, evite abrigar sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Além disso, recomenda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, evitando sobrecarga e incidentes.
A Defesa Civil, disponível pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, no número 193, estão prontos para orientar a população e atender emergências.
Leia mais em Portal do Cerrado