

A Bahia voltou a ser um dos assuntos mais pesquisados relacionados ao Big Brother Brasil. Depois do sucesso da gíria “calabreso”, popularizada por Davi Brito e que fez as buscas no Google aumentarem na época. Agora é a vez da expressão pomba suja, usada por Vinícius Nascimento, ganhar repercussão.
O termo foi utilizado por Vinícius em uma discussão com Eva Pacheco e Renata Saldanha durante o Sincerão da última segunda-feira (17). A fala gerou desconforto, e ele acabou se desculpando com as irmãs.
O uso da expressão causou revolta aos administradores do perfil de Eva e Renata e nos fãs da dupla, que criticaram como o brother falou com a dançarina.

De acordo com dados do Google Trends, a expressão tem sido mais buscada no Ceará, estado dos participantes envolvidos na discussão. Em seguida, aparecem Amazonas, Paraíba, Pará e Rio Grande do Norte, confirmando o alcance da gíria regional pelo país.
Vinícius: "Olha a outra pomba suja!"
— TV Globo 📺 (@tvglobo) March 18, 2025
Renata: "Olha os adjetivos!"
Assista às câmeras 24h no @globoplay! #BBB25 #RedeBBB pic.twitter.com/NjQN5yPCD3
O que significa “pomba suja”?
A expressão baiana pomba suja não é considerada um palavrão. No vocabulário popular, ela descreve uma pessoa de baixo astral, desonesta ou que anda pela vida de maneira errada. Ou seja, alguém não confiável ou que esteja em um caminho questionável.
O site Dicionário Informal, no entanto, atribui o significado da expressão para algo ruim, sendo no masculino “mau-caráter, vagabundo e marginal” e no feminino “mulher piriguete”.
A polêmica continuou na festa de sábado (22), quando Diego Hypolito criticou o uso da expressão e repreendeu o aliado. “Acho que não deveria ter chamado ninguém de pombo. Por mais que seja uma gíria, eu não concordo”, afirmou em conversa com sua irmã Daniele e o amigo Guilherme.
O episódio mostra como as gírias regionais podem ganhar novos significados e gerar debates dentro da realidade. Enquanto na Bahia pomba suja é uma expressão comum, no BBB 25, ela provocou reações e discussões entre os participantes.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado