

Jogar contra o Palmeiras fora de Salvador tem sido um grande desafio para o Esporte Clube Bahia que enfrenta dois tabus. Agora, o Esquadrão de Aço volta a campo neste domingo (27), buscando o terceiro triunfo consecutivo na temporada. No entanto, para alcançar o feito, precisará superar um histórico nada favorável.
Primeiro é importante lembrar, que o Bahia venceu o Palmeiras fora de casa apenas cinco vezes em 27 confrontos oficiais. Como resultado, a missão tricolor é complicada, mas não impossível.
Além disso, o jejum já dura longos 13 anos. A última vitória aconteceu em 2012, quando Souza “Caveirão” brilhou na Arena Barueri, marcando os dois gols do triunfo por 2 a 0. Durante aquele jogo, o Bahia entrou em campo com: Marcelo Lomba; Gil Bahia, Danny Morais, Titi e Hélder; Fabinho, Fahel e Kléberson; Zé Roberto, Ciro e Souza.
Ou seja, de lá para cá, foram nove jogos consecutivos sem vitória em solo paulista, somando seis derrotas e três empates. Consequentemente, o tabu se tornou um verdadeiro fantasma para o Tricolor.
Outro detalhe importante é que, enquanto isso, o Bahia jamais venceu no Allianz Parque, estádio inaugurado em 2014. Em suma, todo triunfo anterior aconteceu em outros palcos, como a antiga Arena Barueri.
Depois do último sucesso, o time baiano esbarrou em partidas equilibradas, mas que, por outro lado, acabaram se transformando em derrotas ou empates frustrantes, como nos duelos de 2017 (2 a 2) e 2014 (1 a 1).
Histórico recente de Bahia e Palmeiras:
- 9 jogos seguidos sem vencer fora de casa
- 6 derrotas e 3 empates
- Nenhuma vitória no Allianz Parque
Portanto, neste domingo, além dos três pontos, o Bahia joga para fazer história. Certamente, quebrar dois tabus de uma só vez — vencer o Palmeiras fora de Salvador e no Allianz Parque — seria um combustível enorme para a sequência do campeonato.
O torcedor tricolor tem motivos de sobra para sonhar, mas sabe que o desafio será gigante.
Siga o canal no WhatsApp