Até o momento, o Brasil não registrou nenhuma infecção pela doença, que conta com casos em mais de 15 países - Foto: CDC | Divulgação
O surto de casos de varíola dos macacos em diferentes partes do mundo faz com que secretarias de Saúde de quatro estados brasileiros aumentem a vigilância e o nível de alerta para localizar casos suspeitos. A Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab emitiu alerta para as vigilâncias epidemiológicas. O mesmo aconteceu em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo.
Esses estados aumentaram o nível de atenção e permanecerem em sentinela para hipotéticos casos. A principal ordem é que os casos em investigação sejam comunicados para o registro na Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública.
Na quarta-feira, 25, a Sesab fez recomendações sobre a prevenção do contágio pela varíola de macaco. A pasta recomendou que residentes e viajantes de países endêmicos evitem o contato com animais doentes que possam abrigar o vírus da varíola dos macacos.
“Entre os cuidados, estão o de abster-se de comer ou manusear caça selvagem, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar contato com pessoas infectadas e usar objetos de pessoas contaminadas e com lesões na pele”, informa, em nota.
A doença já foi identificada em Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça. Até o momento, o Brasil não registrou nenhuma infecção pela doença.
Duas rodovias federais de grande importância para o Oeste da Bahia — a BR-135 e…
O Bahia enfrenta o América de Cali nesta terça-feira (15), às 21h30, na Arena Fonte…
O prefeito de Formosa do Rio Preto, Manoel Afonso de Araújo (PSD), decretou feriado municipal…
Equipes do CATTI Oeste e do Setor de Investigação (SI) da 2ª Delegacia Territorial de…
Um homem pelado foi visto caminhando pelas ruas de Formosa do Rio Preto, no extremo…
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta segunda-feira (14), mandado de prisão temporária contra um…
This website uses cookies.