Bahia inicia período de Vazio Sanitário da Soja

Período vai até 24 de setembro de 2024.

produtores de soja da Bahia precisam estar atentos ao período do Vazio Sanitário, que vai de 26 de junho a 24 de setembro
Foto: Reprodução

Os produtores de soja da Bahia precisam estar atentos ao período do Vazio Sanitário, que vai de 26 de junho a 24 de setembro. A medida, estabelecida pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), está disposta na Portaria n.º056, de 31 de maio de 2024, e segue as orientações da Portaria n.º 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As normas definem os períodos de vazio sanitário e de semeadura da soja, conforme o calendário agrícola 2024/2025, visando o combate à Ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Durante os próximos 90 dias, os produtores não poderão plantar nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento. “Trata-se de uma das medidas fitossanitárias mais importantes para o controle da Ferrugem asiática da soja, principal praga que acomete essas culturas. Nosso objetivo é reduzir ao máximo o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte”, explica Vinícios Videira, diretor de Defesa Vegetal da Adab. Ele ressalta que o calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário.

A ação faz parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), que também visa diminuir o número de aplicações de fungicidas, reduzindo os índices de resistência da praga às moléculas químicas utilizadas para seu controle. Na Bahia, as datas de vazio sanitário e semeadura da soja foram pactuadas no âmbito do Comitê Técnico Regional da Soja (CTR) e submetidas ao MAPA, considerando as condições climáticas e as sugestões da Adab.

A Adab contou com o apoio de diversas associações do setor agrícola, incluindo a Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação de Produtores de Algodão (Abapa), Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste Baiano (Fundação Ba), Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba (Aprosem), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado da Bahia (Aprosoja) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb).

União

“A união é fundamental para o sucesso do nosso trabalho. Todo o setor produtivo e instituições governamentais se uniram no âmbito do CTR da Soja para avaliar, de forma conjunta e colaborativa, as informações e dados técnicos de impacto para a lavoura da soja”, destaca Videira. Ele lembra que a Ferrugem asiática é considerada uma das doenças mais severas para as culturas, causando danos que variam de 10% a 90% da produção.

About Redação 6415 Articles
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários