Bahia não registra intoxicação por metanol, diz Sesab

Secretaria de Saúde do Estado reforça alerta a hospitais mesmo sem casos confirmados de intoxicação por metanol no estado.

Secretaria de Saúde da Bahia afirma que não há registros de casos de intoxicação por metanol no estado
Secretaria de Saúde da Bahia afirma que não há registros de casos de intoxicação por metanol no estado — Foto: Reprodução/ TV Globo

A intoxicação por metanol não teve registros na Bahia até esta quinta-feira (2), segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Como medida preventiva, a pasta orientou hospitais da rede privada e unidades de urgência e emergência públicas a ficarem atentas a possíveis sintomas clínicos compatíveis.

>> LEIA MAIS EM BAHIA

A Sesab reforçou que qualquer notificação deve ser comunicada imediatamente, para garantir análise rápida e adoção de medidas necessárias.

Casos no Brasil

De acordo com o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), o Brasil já registrou 43 notificações de intoxicação por metanol até quarta-feira (1º).

Foram 39 em São Paulo — com 10 casos confirmados e 29 em investigação — além de 4 em Pernambuco. Uma morte foi confirmada no estado paulista, enquanto outras sete seguem em investigação.

Riscos do metanol

O metanol é um álcool de uso industrial, altamente tóxico quando ingerido. No organismo, o fígado transforma a substância em compostos que afetam fígado, medula, cérebro e nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte.

Até o momento, seis mortes em São Paulo estão relacionadas a casos suspeitos de ingestão de bebidas adulteradas, como gin, vodca e whisky.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários