Bahia

Bahia já tem mais 16 mil casos prováveis de dengue em 2024

A Bahia ultrapassou os 16 mil casos prováveis de dengue em 2024, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Piripá, Jacaraci, no Sudoeste do estado, Bonito, na Chapada Diamantina e Morro do Chapéu, no Centro-Norte, são os municípios com maiores Coeficientes de Incidência (CI) de Dengue.

Dados atualizados pela Sesab até dia 25/02, referentes a semana epidemiológica 8, foram notificados 16.771 casos prováveis de dengue, excluindo já os descartados para a doença. Em termos comparativos, no mesmo período do ano passado o estado notificou 8.408 casos. Assim, os números representam um incremento em 2024 de 99,% na Bahia.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Ainda conforme o boletim epidemiológico, 338 municípios do estado realizaram notificação para esse agravo, sendo que 111 destes, apresentaram incidência igual ou superior a 100 casos/100.000 habitantes. Enquanto isso, até aqui, 64 municípios estão agora em situação de surto ou epidemia para dengue, quando analisadas as quatro semanas epidemiológicas. Até o momento há quatro óbitos confirmados pela Câmara Técnica Estadual de Análise de Óbito.

Nesta segunda-feira (26) a Sesab confirmou a morte de um idoso de 87 anos na cidade de Ibiassucê, no sudoeste do estado. A mesma região registrou outras três mortes, na cidade de Piripá e Jacaraci. Pelo menos duas das vítimas, tinham 5 e 18 anos.

Chikungunya e Zica

Este ano, quando comparado ao mesmo período de 2023, houve diminuição dos casos de chikungunya e zica. Até 24/02 a Bahia tinha notificado 1.311 casos prováveis de chikungunya. No mesmo período de
2023, o estado notificou 3.673 casos prováveis, o que representa uma redução de 64,3%.

Já para a zica, a redução foi de 19% em relação a 2023. Enquanto naquele ano houve 263 casos, entre 31/12/2023 e 24/02/2024 a Sesab registrou 213.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Capacitação de gestores municipais marca segundo dia do V Feagri em Salvador

Com foco em temas sobre captação de recursos, gestão de políticas públicas e práticas sustentáveis,…

% dias atrás

Inmet alerta para chuvas intensas em 138 cidades da Bahia

Formosa do Rio Preto, Ilhéus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista estão sob alerta…

% dias atrás

Pastor Isidório pede para ser enviado aos EUA para “orientar Trump”

Deputado baiano Pastor Isidório pede para ir aos EUA orientar Donald Trump, critica postura do…

% dias atrás

Toque Dez volta a tocar na Vaquejada de Formosa do Rio Preto

Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…

% dias atrás

As 5 doenças que mais matam na Bahia — a número 1 vai te surpreender

As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…

% dias atrás

Mãe e filho são resgatados de cárcere privado em Barreiras

Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…

% dias atrás

This website uses cookies.