Bahia sobe no ranking e é 2º estado com maior taxa de mortalidade violenta juvenil

(Reprodução)

do Bahia Notícias | salvador – BA

A Bahia subiu no ranking negativo dos estados brasileiros que em 2019 registrou as maiores taxas de mortalidade violenta juvenil, ao lado do Amapá (1º) e de Sergipe (3º). No ano anterior, em 2018, as primeiras colocações foram ocupadas por Roraima, Rio Grande do Norte e Ceará. Os dados constam no Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (31) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento mostra que a Bahia registra uma taxa de 97 homicídios de jovens a cada 100 mil. O indicador é superior a média nacional de 45,8. O Amapá, primeiro colocado do ranking, tem taxa de 101,8 e Sergipe (3º colocado) 90,5.

O Fórum destaca que no Brasil a violência é a principal causa de morte dos jovens. Em 2019, de cada 100 jovens entre 15 e 19 anos que morreram no país por qualquer causa, 39 foram vítimas da violência letal. Entre aqueles que possuíam de 20 a 24, foram 38 vítimas de homicídios a cada 100 óbitos e, entre aqueles de 25 a 29 anos, foram 31.

O documento aponta que, do total de 45.503 homicídios ocorridos no Brasil em 2019, 51,3% tiveram como vítimas jovens entre 15 e 29 anos. A média é de 64 jovens assassinados por dia no país.

Os dados do Atlas apontam para uma queda a partir de 2018, chegando a 2019 com uma quantidade menor de homicídios de jovens do que aquela verificada em 2009, considerando a série histórica dos últimos onze anos. Na Bahia, a redução nesse período foi de 12,4%, enquanto a média do país foi de 24,3%. O estado com a maior redução foi Roraima (56,5%).

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários