Dados atualizados do Atlas da Violência mostram que menos de 3% das cidades concentram metade dos 46,4 mil homicídios registrados no Brasil em 2022. Somente a Bahia tem sete cidades entre as dez com mais violentas do Brasil.
Em números absolutos, a capital baiana fica em 2º lugar, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Quando se leva em conta as taxas de homicídio, destacam-se municípios localizados no interior baiano.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
O documento aponta ainda que apenas 162 dos municípios brasileiros concentram metade dos assassinatos ocorridos no Brasil naquele ano. O relatório é produzido anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Entre os 166 municípios listados (houve empate entre os últimos, por isso o número maior que 162):
- 24 estão situados na Bahia;
- 19 no Rio de Janeiro;
- 16 em São Paulo.
- A única capital que não figura na lista é Florianópolis.
De acordo com o Atlas, desde 2017, metade dos homicídios ocorre entre 2,2% e 2,9% dos municípios. “Em 2022, houve uma ligeira dispersão dos homicídios. Foi o ano com maior número de municípios com pelo menos um homicídio estimado (4.022), o que pode indicar uma tendência de desconcentração do crime nos últimos quatro anos, ainda que bastante modesta”, diz o documento.