Bahia tem 7 entre as 10 cidades mais violentas do país

Dados são do Atlas da Violência e contabilizam registros de ocorrência de 2022

De acordo com o Atlas da Violência, Bahia tinha 7 das 10 cidades mais violentas do Brasil em 2022, divulgado na terça-feira (18).
Armas apreendidas durante ação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia - Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Dados atualizados do Atlas da Violência mostram que menos de 3% das cidades concentram metade dos 46,4 mil homicídios registrados no Brasil em 2022. Somente a Bahia tem sete cidades entre as dez com mais violentas do Brasil.

Em números absolutos, a capital baiana fica em 2º lugar, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Quando se leva em conta as taxas de homicídio, destacam-se municípios localizados no interior baiano.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

O documento aponta ainda que apenas 162 dos municípios brasileiros concentram metade dos assassinatos ocorridos no Brasil naquele ano. O relatório é produzido anualmente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Entre os 166 municípios listados (houve empate entre os últimos, por isso o número maior que 162):

  • 24 estão situados na Bahia;
  • 19 no Rio de Janeiro;
  • 16 em São Paulo.
  • A única capital que não figura na lista é Florianópolis.

De acordo com o Atlas, desde 2017, metade dos homicídios ocorre entre 2,2% e 2,9% dos municípios. “Em 2022, houve uma ligeira dispersão dos homicídios. Foi o ano com maior número de municípios com pelo menos um homicídio estimado (4.022), o que pode indicar uma tendência de desconcentração do crime nos últimos quatro anos, ainda que bastante modesta”, diz o documento.

Samira aponta que, há duas décadas, os homicídios eram uma violência característica das grandes cidades. Facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) ainda buscavam se estabelecer em seus berços.

Sobre Redação 6225 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários