Baiano e ex-governador de Minas, Newton Cardoso morre em BH

Nascido em Brumado, ele tinha 86 anos.

Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, Brumado, Bahia
Ex-governador Newton Cardoso, tinha 86 anos - Foto: Divulgação

Newton Cardoso, ex-governador de Minas Gerais, morreu na madrugada deste domingo (2), aos 86 anos, vítima de câncer. Segundo o jornal o Estado de Minas, o político estava internado no Hospital Orizonti, em Belo Horizonte. Baiano, da cidade de Brumado, vinha de uma família numerosa de 15 irmãos, iniciando sua trajetória profissional na indústria de mineração. Posteriormente, migrou para a política, conquistando espaço no cenário mineiro.

Filiado ao MDB, ele governou Minas Gerais entre 1987 e 1991, tendo sido também vice-governador na gestão do ex-presidente Itamar Franco.

Antes de alcançar o Palácio da Liberdade, Newton foi prefeito de Contagem em dois mandatos (1972-1976 e 1983-1988) e exerceu dois mandatos como deputado federal (1979-1983 e 1995-1996). Seu legado inclui investimentos em infraestrutura e defesa do meio ambiente, além de uma forte atuação na oposição ao regime militar.

Da Bahia para Minas Gerais

Newton Cardoso mudou-se para Belo Horizonte aos 16 anos para trabalhar na Magnesita. Estudou no Colégio Anchieta e formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1966. Durante a juventude, teve uma ativa participação no Movimento Estudantil, chegando a ser tesoureiro da União Colegial de Minas Gerais e fundador da Casa do Estudante de Minas Gerais.

A morte de Newton Cardoso marca o fim de uma era na política mineira. Seu nome esteve à frente de importantes decisões e embates políticos nas últimas décadas. O velório no Palácio da Liberdade ocorrerá nesta segunda-feira (3), a partir das 7h e aberto ao público.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 8686 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários