Uma barragem da mineradora Vale se rompeu, nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, em Minas Gerais. Um mar de lama se formou levantando tudo que encontra pela frente. Várias cidades estão em estado de alerta.
De acordo com o G1, o corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais estão no local. Inicialmente a empresa Vale afirmou que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco.
A Vale informou também ter acionado os bombeiros e ativado o Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. Ainda não há informações sobre vítimas.
Imagens fortes do resgate de uma mulher coberta pela lama surgiram na internet. No registro, a TV Record de Minas acompanhou o momento exato em que uma vítima do acidente ambiental foi socorrida dos dejetos.
mais um desastre ambiental envolvendo barragens, agora em brumadinho, até quando as causas ambientais não vão ganhar a devida importância? esse vídeo me fez sentir o desespero dessas pessoas daqui ?pic.twitter.com/XnaySbXBW7
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.