Barroso diz que pediu à Rosa Weber pautar processo de Lula

Folhapress | Brasília

 

O ministro Luís Roberto Barroso, relator do pedido de registro de candidatura de Lula no TSE, disse que pediu à ministra Rosa Weber para pautar a sessão extraordinária para julgar o caso.
Do contrário, afirmou, ele teria que decidir sozinho sobre o caso.
“Neste momento complexo e polarizado da vida nacional, estou convencido que a melhor alternativa é que a Justiça eleitoral esclareça colegiadamente e com transparência qual será o quadro definitivo dos candidatos a presidente da República”, disse o ministro ao começar seu voto.
“Esta é uma etapa importante, quando não decisiva, da etapa eleitoral. Por essa razão respeitando todos os prazos legais estou trazendo este processo a julgamento. Os fatos são notórios, todos os argumentos do impugnante e impugnado são notórios”, acrescentou.
“Não há razão para o tribunal contribuir com a insegurança jurídica no país”, destacou.
Ele elogiou a postura dos advogados de Lula e disse que pediu à presidente, a quem classificou como querida amiga, para pautar o processo para esta sexta.
“Porque senão caberia a mim, individualmente, tomar uma decisão dessa repercussão e dessa relevância”, afirmou.
“A história tem seus desígnios, e nos momentos cruciais cabe a cada um cumprir sua função”, disse o magistrado.
“Não tenho nenhum interesse nesta vida que não seja o bem do Brasil. Minha única preocupação é a defesa das instituições”, acrescentou.

Eleições 2018STF
Comentários (0)
Adicionar Comentário