Agentes federais socorreram um bebê engasgado em um trecho da BR-242 na altura do município de Luís Eduardo Magalhães no Oeste da Bahia, na noite dessa terça-feira (22).
Segundo a PRF, a ocorrência teve início quando uma equipe de policiais faziam ronda preventiva na rodovia federal, e foi parada por uma família em desespero, relatando que bebê recém-nascido havia se engasgado. Os policiais perceberam a situação de emergência e iniciou-se procedimentos de atendimento pré-hospitalar, executando manobras de primeiros socorros conhecida como Heimlich, desobstruindo as vias aéreas do bebê.
Logo após os primeiros cuidados, o bebê foi escoltado por uma viatura da PRF e transportado a um hospital, onde foi recebido por profissionais de saúde para dar continuidade ao salvamento da bebê, através de um atendimento médico especializado.
Após o susto, os familiares agradeceram os cuidados dispensados na condução do ocorrido. É a PRF estando sempre à disposição para prestar um serviço de excelência à sociedade.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.
No caso de bebê que sofra engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, o primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.
Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 leves palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos.