Bom Jesus da Lapa: Romaria é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia

Medida foi tomada na missa festiva que celebrou os 332 anos do evento religioso.

Romaria do Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Lapa, Bahia, Romaria
Foto: Mateus Pereira

A Romaria do Bom Jesus da Lapa, na cidade baiana do mesmo nome, foi reconhecida neste domingo (6) como Patrimônio Imaterial da Bahia. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, oficializou o reconhecimento do registro especial, na manhã deste domingo (6). A medida foi tomada na missa festiva que celebrou os 332 anos do evento religioso.

As celebrações começaram na manhã de sexta-feira (4) e conforme o G1, a estimativa é de que reúna 600 mil pessoas e movimente cerca de R$ 1 milhão na economia local até terça-feira (8).

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Além de Jerônimo Rodrigues, estiveram presentes o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a diretora do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Luciana Mandelli, além do prefeito da cidade, Fábio Nunes, do reitor do Santuário Padre, João Batista e o deputado estadual Eures Ribeiro.

Desde 2017, o IPAC realizava estudos e a composição de um dossiê sobre a importância e a salvaguarda da Romaria de Bom Jesus da Lapa.

O documento defende a relevância da Romaria como uma manifestação de cunho religioso católico, com marcas do catolicismo popular, refletindo a fé e religiosidade preservada e salvaguardada com traços culturais singulares.

Romaria de Bom Jesus da Lapa é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia
Romaria de Bom Jesus da Lapa é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia
Sobre Redação 6415 Artigos
Perfil da redação do site Portal do Cerrado, site com notícias do Brasil, Bahia e em especial a região Oeste do estado
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários