Uma campanha dos profissionais de saúde do município de Formosa do Rio Preto no extremo Oeste da Bahia, pede a população que fique em casa. Segurando cartazes, com o dizeres: Nós estamos aqui por você, fique em casa por nós, os profissionais tenta conscientizar uma população que ainda não entendeu a gravidade da situação que mundo está vivendo. O isolamento neste momento é a única maneira segura de não fazer o vírus circular. Além do mais, a pessoa infectada pode não apresentar sintomas e contaminar pessoas do grupo de risco como idosos, crianças e cardiopatas que estão em suas próprias casas.
Com a quarentena, dezenas de pessoas voltaram de outras cidades com casos confirmamos como Brasília para Formosa do Rio Preto e tem frequentado bares que insistem em ficar abertos.
Segundo o Ministério da Saúde, se cuidados básicos para conter o vírus não forem tomados, o número de infectados pode dobrar em dois dias. No Brasil os casos confirmados já passam de 900 e número de mortes já chegou a onze nesta sexta-feira (20).
Fotos: Ascom
O avanço da doença pode gerar um colapso no sistema de saúde como acontece na Itália neste momento. Este colapso pode prejudicar o atendimento, colocando em risco a vida de pacientes com outros problemas – que sofreram acidentes de trânsito a infartos, por exemplo.
O momento é de aumentar os cuidados com prevenção e isso vale para todos. Evite aglomeração, fique em casa. Ao se proteger, você evita que o problema avance e protege todos ao seu redor.