

O cantor Netinho revelou nesta quarta-feira (26) que raspou o cabelo devido ao tratamento contra um câncer no sistema linfático. O artista explicou que a queda dos fios é um efeito esperado da terapia e que decidiu adiantar o processo.
“Sabendo que nesse tipo de tratamento o cabelo cai todo e depois volta a nascer… Começou a cair anteontem e eu meti logo a máquina. Zerei e agora é esperar crescer”, declarou Netinho.
Tratamento de Netinho
Netinho compartilhou que pretende desmistificar o tratamento médico contra o câncer. “No que eu puder, vou fazer de tudo para desmistificar esse tipo de tratamento com coragem, fé, paz, tranquilidade e disciplina”, afirmou.
A equipe médica do Hospital Aliança Star, em Salvador, confirmou o diagnóstico por meio de um boletim oficial. O cantor Netinho está sob acompanhamento onco-hematológico coordenado pela médica Glória Bonfim, com suporte especializado. No entanto, não deu detalhes sobre o estágio da doença e o tipo exato de tratamento.

De acordo com a assessoria de comunicação do artista, todas as atualizações serão publicadas na página oficial de Netinho.
Internação e histórico de saúde
A princípio, o cantor foi internado no Hospital Aliança Star em 25 de fevereiro, após sentir fortes dores nas pernas. As dores começaram enquanto ele se preparava para o Carnaval e precisou cancelar seis shows programados. Durante o período de internação, ele relatou dificuldades para andar e dores nas costas após apresentações em Alagoas e Pernambuco.
Em 2013, Netinho enfrentou graves problemas de saúde, incluindo complicações vasculares e cirurgias cerebrais. Atualmente, ele possui quatro stents e uma válvula cerebral.
O que é linfoma?
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o linfoma, ou Doença de Hodgkin, é um câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela imunidade do organismo. Ele surge quando um linfócito se torna maligno e começa a se multiplicar descontroladamente. A doença pode se espalhar para outras partes do corpo se não for tratada.
O linfoma pode atingir pessoas de todas as idades, sendo mais comum entre adolescentes, adultos, jovens e idosos. Homens têm maior propensão a desenvolver a enfermidade. No entanto, avanços no tratamento reduziram a taxa de mortalidade em mais de 60% desde os anos 1970, com maioria dos casos de cura.
Carreira e legado de Netinho
Nascido em Santo Antônio de Jesus, Netinho se tornou um dos ícones do axé music. Sua carreira começou na Banda Beijo, com o hit “Beijo na Boca”, e se consolidou na década de 1990 com sucessos como “Mila”, “Estrela Primeira” e “A Vida é Festa”.
Além da música, Netinho também atuou como empresário, fundando um estúdio de gravação e um selo para novos talentos baianos.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado