Capital baiana registra mais um caso de monkeypox

Novo caso de varíola dos macacos foi confirmado pela Sesab - Secretaria da Saúde da Bahia., nesta terça (9)

Estado soma 39 infectados com a doença, conhecida popularmente como 'varíola dos macacos' | Foto: SCIENCE PHOTO LIBRARY

Salvador registrou nesta terça-feira (9) mais um caso de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Somente na capital baiana, já foram confirmados 14 casos. Os demais aconteceram nas cidades de Santo Antônio de Jesus (2), Cairu (1), Conceição do Jacuípe (1), Ilhéus (1) e Mutuípe (1). Agora o estado baiano soma 20

O primeiro registro da doença na Bahia aconteceu em 13 de julho. De acordo com a Sesab – Secretaria da Saúde da Bahia, 178 casos são suspeito no estado e estão sob investigação.

Ontem (8), o Secretário Municipal da Saúde de Salvador, Décio Martins, confirmou a TV Bahia em entrevista, o primeiro caso da doença em uma criança. No entanto, o site Bahia Notícias informou que a criança já estaria curada.

Monkeypox

A Monkeypox se assemelha à varíola humana, que foi erradicada em 1980. Os principais sintomas da doença são febre, dores de cabeça, musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, geralmente dividida em dois períodos:

  • Invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa; Erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre.
  • A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Siga o Portal do Cerrado no Instagram e no Facebook navegue pelo site acessando a página principal do Portal do Cerrado

About Darlan Alves Lustosa 8326 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários