Carnaval na Bahia começa com atuação de mais de 30 mil profissionais de segurança pública

Investimentos do Governo da Bahia, passa dos R$ 60 milhões

Segurança pública, carnaval, Bahia
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O primeiro carnaval na Bahia, após a pandemia Covid-19, deve contar com mais de 30 mil profissionais das polícias militar, civil, DPT e Corpo de Bombeiros, com investimento em mais de R$ 60 milhões para garantir a segurança de baianos e turistas. O lançamento da Operação Carnaval 2023, ocorreu na última segunda-feira (13) com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e do titular da SSP Marcelo Werner, entre outras autoridades

“Estamos falando de quase 70 milhões de reais com investimento tanto no pessoal quanto na infraestrutura de alojamentos, equipamentos, câmeras, de portais para que as pessoas possam, de fato, ter a garantia que dentro do circuito estarão o mais seguras possível. Nós estaremos trabalhando 24 horas, a PM, Civil e Bombeiros, mesmo quando não está acontecendo a passagem e trios e de blocos, a polícia está em operação. Nós teremos ações diárias para acompanhamento tanto da capital, quanto do interior”, afirmou Jerônimo.

Na mesma ocasião, o governador foi homenageado com uma Espada, símbolo do alto comando da Polícia Militar, entregue pelo Comandante Geral da PM, Coronel Paulo Coutinho. “Guardarei como um símbolo de respeito e responsabilidade que terei com nossas forças de segurança”, completou.

Monitoramento 24h

Além do efetivo, a tecnologia também será aliada da Operação. Em Salvador, os acessos aos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/ Centro) e Batatinha (Pelourinho) serão monitorados 24 horas, durante os seis dias do Carnaval 2023, pelos Portais de Abordagens. Ao todo, 300 câmeras fixas e móveis serão monitoradas pela SSP, dentre equipamentos de reconhecimento facial e de monitoramento, utilizados também para identificar foragidos da Justiça. Detectores de metais visam coibir a entrada de armas de fogo e armas brancas nos circuitos da festa.

De acordo com o titular da SSP, este é o maior investimento do Governo do Estado e atende a mais de 70 cidades baianas. Ele destaca que o trabalho do efetivo que vai atuar no Carnaval não oferece prejuízo ao policiamento diário. A SSP também vai trabalhar em parceria com diversos órgãos.

“Teremos instalado, como sempre temos em grandes eventos, em festas de largos, o Comando e Controle, onde ficam no mesmo espaço, cerca de 43 órgãos e agências das diversas secretarias estaduais, municipais, além de órgãos externos como Ministério Público, Poder Judiciário. Tudo isso para que para que a gente possa fazer um atendimento rápido e célere de alguma ocorrência que venha a acontecer nos nossos circuitos. É um planejamento grande, robusto para a grande festa que a gente vai ter de Carnaval”, declarou Werner.

Novas tecnologias

A Plataforma Elevada de Observação (POE), equipada com a tecnologia inteligente, também será empregada na folia. Pela primeira vez no Carnaval de Salvador, a tecnologia Long Term Evolution, também chamada de LTE, uma ferramenta que utiliza faixa exclusiva, vai facilitar a transmissão de conteúdo em tempo real para as equipes empregadas no patrulhamento dos acessos e nos corredores da folia.

Mil e trezentos terminais de comunicação móvel, além de permitirem a recepção de áudios, imagens, textos e vídeos, também facilitam a transmissão destes conteúdos criados no próprio aparelho. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), instalado no COI, permanecerá ativado durante todos os dias de festa, com integrantes de 43 órgãos estaduais, federais e municipais, para propiciar maior celeridade na tomada de decisões estratégicas.

Atuarão no CICC equipes das Polícias Federal e Rodoviária Federal, Força Aérea Brasileira, Agência Brasileira de Inteligência, Marinha, Exército, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Casa Militar, Embasa, Coelba, CCR Metrô, empresas de telefonia (Vivo, Oi, VTal), Samu e Secretarias do estado e do município.

Polícia Militar

A Polícia Militar vai garantir o policiamento ostensivo e repressivo nos corredores da festa com efetivo de 22.700 policiais militares, distribuídos em 47 mil turnos. Eles estarão presentes nas áreas de acesso e estações de transporte coletivo, além das principais vias de trânsito da capital baiana. Aeronaves, viaturas de quatro e duas rodas, cães e cavalos também serão aplicados em atividades em todas as áreas que envolvem a festa.

“A gente fica muito feliz, sobretudo porque aqui é a conclusão de um trabalho de meses de planejamento e que nós temos pensado desde o folião até o nosso policial militar. Eu tenho certeza que vai ser um Carnaval de sucesso, com muita ostensividade, respeito às diferenças, a diversidade e uma tropa que vai estar nas ruas pra levar segurança para o nosso povo e turistas”, declarou Coutinho.

Bombeiros

Preservando a vida, o meio ambiente e o patrimônio, o CBMB vai realizar combate a incêndios, salvamentos, resgates aquáticos, vistorias, atendimento pré-hospitalar, entre outras demandas em Salvador e 22 municípios. Postos estarão distribuídos ao longo dos circuitos, incluindo as praias, além de caminhões auto bomba tanques, auto escada mecânico, e veículos para atendimento pré-hospitalar. No total, o efetivo contará com 2.624 bombeiros militares.

Polícia Civil

A Polícia Civil contará com delegados, escrivães e investigadores que realizarão atendimentos nos postos especializados e Delegacias Especiais de Área, divididos ao longo dos três circuitos. Ao todo, são 2.922 policiais civis distribuídos em quase 11 mil plantões, atuando em dois eixos: repressão ao crime e qualidade do atendimento aos grupos vulnerabilizados.

“Nós estamos desenvolvendo campanhas educativas. O objetivo é trabalhar e conscientizar as pessoas contra a venda de bebida alcoólica para menores, contra a questão da exploração sexual e do trabalho infantil, e nós estamos produzindo também umas carteirinhas com QR Code, aonde os pais podem passar no posto, fazer o cadastramento e receber uma carteirinha. Se a criança por ventura se perder, é só levar a algum posto da Polícia Civil, que nós vamos encaminhar as informações e entrar em contato”, explicou a delegada-geral, Heloísa Brito.

A violência contra as mulheres também vai estar no foco das ações com a distribuição de uma pulseirinha vermelha que estimula as vítimas a denunciarem os casos.

DPT

Antes mesmo de a festa ser iniciada, o DPT, juntamente com o CBMB, realizou vistorias em trios e veículos utilizados nos desfiles para garantir a segurança de foliões e trabalhadores dos blocos. Para os dias de Carnaval, peritos criminais, técnicos, médicos e odonto-legais, laboratoriais, além do apoio administrativo, totalizando 745 profissionais, darão seguimento ao trabalho.

Dentre as atribuições, o órgão vai realizar a identificação de suspeitos flagrados pelo Sistema de Reconhecimento Facial. As equipes especializadas também utilizarão equipamentos para constatação de drogas apreendidas em ações policiais. Análises balísticas e exames de lesões corporais serão realizados.

About Darlan Alves Lustosa 8328 Articles
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários