Foto: Secom/BA
com Bahia.ba e Secretaria de Comunicação da Bahia
As Casas Abrigo, administrada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo do Estado, oferecem apoio para mulheres em situação de violência doméstica.
Atualmente, três unidades dispõem de 20 vagas cada. Elas ficam em três cidades diferentes da Bahia e estão à disposição de mulheres dos 417 municípios baianos. Durante o acolhimento, a mulher recebe suporte para que não volte para a situação de violência em que se encontrava.
As unidades oferecem um trabalho de proteção, com equipe de psicólogos e assessores, que discutem a possibilidade de colocá-las em políticas de educação, profissionalização ou empreendedorismo, a depender do caso. O objetivo é que elas possam sair do abrigo com uma perspectiva de autonomia.
As Casas Abrigo fazem parte do projeto ‘Oferta Regionalizada do Serviço Institucional de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência’. De acordo com o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, a meta é chegar a cinco unidades até 2020, saltando para 100 vagas disponíveis. Os próximos dois municípios que receberão as duas casas ainda estão sendo analisados.
Importância da denúncia
Psicóloga da Central Estadual de Atendimento, Cíntia Palma orienta que qualquer mulher que sofra violência doméstica, seja física, psicológica ou patrimonial, procure uma delegacia especializada da mulher ou uma delegacia comum e faça a denúncia.
De acordo com Cíntia, o caso será encaminhado para os órgãos competentes de acompanhamento na Assistência Social do município, que vai entrar em contato com a Central de Acolhimento Estadual. Após análise da demanda, a mulher será abrigada em uma das unidades.
Veja mais
Uma mulher que não teve a identidade revelada foi presa pela Polícia Civil da Bahia,…
Uma mulher de 25 anos, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de…
A Justiça da Bahia analisa um pedido de anulação da eleição da Mesa Diretora da…
Um acidente com van escolar mobilizou equipes de resgate e preocupou moradores da zona rural…
Na hora de comprar, vender ou regularizar um imóvel, é comum que muitas pessoas tentem…
Prazo para regularizar título de eleitor na Bahia, termina nesta segunda-feira (19)
This website uses cookies.