Casas Abrigo recebem mulheres em situação de violência doméstica

Foto: Secom/BA

com Bahia.ba e Secretaria de Comunicação da Bahia

As Casas Abrigo, administrada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Governo do Estado, oferecem apoio para mulheres em situação de violência doméstica.

Atualmente, três unidades dispõem de 20 vagas cada. Elas ficam em três cidades diferentes da Bahia e estão à disposição de mulheres dos 417 municípios baianos. Durante o acolhimento, a mulher recebe suporte para que não volte para a situação de violência em que se encontrava.

As unidades oferecem um trabalho de proteção, com equipe de psicólogos e assessores, que discutem a possibilidade de colocá-las em políticas de educação, profissionalização ou empreendedorismo, a depender do caso. O objetivo é que elas possam sair do abrigo com uma perspectiva de autonomia.

As Casas Abrigo fazem parte do projeto ‘Oferta Regionalizada do Serviço Institucional de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência’. De acordo com o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, a meta é chegar a cinco unidades até 2020, saltando para 100 vagas disponíveis. Os próximos dois municípios que receberão as duas casas ainda estão sendo analisados.  

Importância da denúncia

Psicóloga da Central Estadual de Atendimento, Cíntia Palma orienta que qualquer mulher que sofra violência doméstica, seja física, psicológica ou patrimonial, procure uma delegacia especializada da mulher ou uma delegacia comum e faça a denúncia.

De acordo com Cíntia, o caso será encaminhado para os órgãos competentes de acompanhamento na Assistência Social do município, que vai entrar em contato com a Central de Acolhimento Estadual. Após análise da demanda, a mulher será abrigada em uma das unidades.

Veja mais

Sobre Darlan Alves Lustosa 8447 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários