com o jornal Correio*
Entre os 19 casos confirmados de monkeypox – conhecida como varíola dos macacos – na Bahia, está o de uma criança de dois anos, moradora de Salvador. O diagnóstico foi confirmado na semana passada, conforme o secretário municipal da Saúde de Salvador, Décio Martins, em entrevista à TV Bahia, nesta segunda-feira (8).
Salvador registra a maioria dos casos na Bahia. São 13 casos confirmados na capital baiana. A criança tem o quadro estável e não apresentou complicações da doença.
Leia também: Varíola dos macacos: o que é e como se proteger para evitar pegar a doença
Segundo o prefeito Bruno Reis, o caso está sendo acompanhado pela SMS. “Sempre que surge um caso, ele passa para o monitoramento permanente. Na semana passada lançamos o protocolo, para ações de prevenção e depois caso seja comprovado, o que fazer. A gente pede que as pessoas acessem o protocolo e se orientem”, informou o jornal Correio.
A Bahia teve o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos em 13 de julho. A doença causa febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.