A cidade de Formosa do Rio Preto também terá uma celebração em homenagem a Iemanjá, mesmo sem acesso ao mar. No início da noite deste domingo, (2) fiéis adeptos das religiões de matriz africana realizarão uma oferenda a rainha das águas salgadas no cais da cidade, às margens do rio Preto. As celebrações, ainda não são uma tradição na cidade e é organizada pelo Centro Espírita Pai Xangô, do bairro Progresso, mas tem chamado a atenção, seja por seguidores das religiões de matriz africana ou por mera curiosidade dos moradores.
Embora as águas doces sejam associadas a orixá Oxum, os presentes serão direcionados à Rainha do Mar.
Enquanto isso, em Salvador, uma multidão de fiéis e turistas celebra o Dia de Iemanjá em um evento carregado de fé e emoção. Em 2025, a festa completa 103 anos e traz o tema “Renascer com as Águas de Iemanjá”.
A programação na capital baiana começou à meia-noite de sábado (1º), no Dique do Tororó, com entrega do presente para Oxum. Seguindo uma tradição, os religiosos dizem que antes de saudar Iemanjá, é preciso primeiro gostar de Oxum. Como dizem os devotos: É preciso adoçar o coração para depois salgar os pés.”
A homenagem a Iemanjá é uma das mais importantes celebrações religiosas da Bahia, atraindo devotos e admiradores de todo o Brasil.
Mesmo distante do litoral, além de Formosa do Rio Preto, outras cidades do oeste baiano, como Barreiras, mostram que a devoção transcende barreiras geográficas.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado