Celebração a Iemanjá em Formosa do Rio Preto reúne adeptos às margens do rio

Celebrações tem início no bairro Progresso e em seguida no cais as margens do rio

Iemanjá Formosa do Rio Preto, Bahia, Formosa do Rio Preto, Dia de Iemanjá
Foto: Divulgação

A cidade de Formosa do Rio Preto também terá uma celebração em homenagem a Iemanjá, mesmo sem acesso ao mar. No início da noite deste domingo, (2) fiéis adeptos das religiões de matriz africana realizarão uma oferenda a rainha das águas salgadas no cais da cidade, às margens do rio Preto. As celebrações, ainda não são uma tradição na cidade e é organizada pelo Centro Espírita Pai Xangô, do bairro Progresso, mas tem chamado a atenção, seja por seguidores das religiões de matriz africana ou por mera curiosidade dos moradores.

Embora as águas doces sejam associadas a orixá Oxum, os presentes serão direcionados à Rainha do Mar.

Enquanto isso, em Salvador, uma multidão de fiéis e turistas celebra o Dia de Iemanjá em um evento carregado de fé e emoção. Em 2025, a festa completa 103 anos e traz o tema “Renascer com as Águas de Iemanjá”.

A programação na capital baiana começou à meia-noite de sábado (1º), no Dique do Tororó, com entrega do presente para Oxum. Seguindo uma tradição, os religiosos dizem que antes de saudar Iemanjá, é preciso primeiro gostar de Oxum. Como dizem os devotos: É preciso adoçar o coração para depois salgar os pés.”

A homenagem a Iemanjá é uma das mais importantes celebrações religiosas da Bahia, atraindo devotos e admiradores de todo o Brasil.

Mesmo distante do litoral, além de Formosa do Rio Preto, outras cidades do oeste baiano, como Barreiras, mostram que a devoção transcende barreiras geográficas.

Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Sobre Darlan Alves Lustosa 8687 Artigos
Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica.Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social.Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.
0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários