A localidade de Arroz, na zona rural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, registrou no final da tarde deste segunda-feira (18) uma chuva de granizo. O fenรดmeno durou pouco tempo, sem causar prejuรญzo aos moradores, que fizeram alguns registros.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Especialistas dizem que o granizo รฉ mais comum em dias muito quentes, como os que tรชm sido registrados em cidades do oeste baiano. O fenรดmeno acontece quando o ar quente da superfรญcie terrestre encontra nuvens densas e frias em pontos mais altos da atmosfera, gerando as pedrinhas de gelo.
Formosa do Rio Preto, tem registrado altas temperaturas neste segundo semestre de 2023. Em 15 de setembro, a cidade registrou a segunda temperatura mais alta da Bahia, com termรดmetros marcando 41,4 ยบ C. Alรฉm disso, os moradores tรชm enfrentado tambรฉm a baixa umidade relativa do ar e sensaรงรฃo de todos estรฃo em uma estufa.
Na semana passada, a cidade tambรฉm registrou uma nova onda de calor, com reflexos ainda nesta segunda. Contudo, a previsรฃo รฉ de chuva volumosa, iniciando nesta terรงa-feira (19) e seguindo atรฉ a prรณxima sexta-feira. (leia aqui)
LEIA TAMBรM:
Barreiras
Barreiras, tambรฉm registrou chuva de granizo no domingo, com incidรชncia de mais de trรชs mil raios. Por lรก, a situaรงรฃo assustou os moradores, segundo informa o g1. Conforme o Inmet, foram 3.198 raios registrados no domingo, no maior municรญpio do Oeste baiano. Contudo, sem registro de feridos ou danos materiais.