A cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, enfrentou fortes chuvas neste domingo (10), com alagamento de ruas, que levou transtornos para a população. Uma unidade do supermercado Brasil Atacarejo foi completamente tomada pela água, que invadiu o local pelo telhado, segunda informações do Blog do Anderson. Ruas ficaram alagadas, com destaque para a Avenida São Geraldo, onde a força da água arrastou veículos entre os bairros Alto Maron e Recreio.
Pela manhã, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas para a cidade, assim como para mais de 300 municípios baianos. A previsão de chuva segue, a princípio, até esta segunda-feira (12), com temperaturas entre 18 e 29 °C, chuvas intensas e trovoadas isoladas.
Com alerta laranja de perigo, o Inmet indicou ainda o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A Prefeitura de Vitória da Conquista ativou um plano de emergência, com equipes de plantão da Defesa Civil e das secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Meio Ambiente (Semma) para atender a população em situações de emergência e minimizar os danos causados pelas chuvas.
As regiões do Sul e Extremo Sul da Bahia, são, segundo o Comaden, as mais vulneráveis para o acumulado de água.
Chuva alaga ruas e arrasta carro em Vitória da Conquista
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) November 10, 2024
Acesse https://t.co/Bn3mtsv8pm pic.twitter.com/6d9gTxX5ai